RPG: D&D pode finalmente ter a Terra Média como cenário de campanha

Salve, Justiceiros!

http://blog.lefigaro.fr/hightech/middle-earth-map.jpg

Os RPGistas de plantão já devem ter entendido a importância desta notícia: a Cubicle 7 anunciou planos de lançar novos materiais para D&D tendo a Terra Média como cenário de campanha.

Explicando um pouco:

Dungeons & Dragons é o jogo que inaugurou o conceito moderno de Role Playing Games, ou Jogos de Interpretação de Papeis. Ao longo do tempo, D&D evoluiu para se tornar um sistema com diversas opções de cenários de campanha, editados e lançados por diferentes empresas. O cenário de campanha é o universo onde a aventura se passa; ao começar uma campanha, o mestre/narrador pode optar por criar o próprio cenário (o que dá bastante trabalho) ou usar algum dos cenários de campanha prontos disponíveis no mercado. Alguns dos cenários disponíveis mais famosos são Forgotten Realms, Dragonlance, Dark Sun, etc.

Por sua vez, a trilogia O Senhor dos Aneis (publicada entre 1954 e 1955), de J. R. R. Tolkien, é provavelmente a obra mais importante da fantasia medieval, tendo influenciado praticamente todos os autores que vieram a seguir e principalmente tendo sido uma das principais bases para a criação de D&D, que foi publicado pela primeira vez em 1974. No entanto, embora D&D e SdA sejam coisas muito próximas, a Terra Média (mundo criado por Tolkien, onde se passam O Senhor dos Anéis e O Hobbit) nunca foi de fato um cenário de campanha de D&D.

Em 2011, a Cubicle 7 lançou “The One Ring”, um RPG criado por Francesco Nepitello e Marco Maggi, contando com um sistema próprio bem diferente do sistema de D&D.

Livros básicos do RPG The One Ring, que se passa na Terra Média e tem um sistema próprio

Além disso, obviamente os mestres/narradores de D&D sempre foram livres para ambientar suas campanhas onde quisessem, inclusive na Terra Média, que é um ótimo cenário para uma aventura. Apenas não existia material publicado e licenciado de D&D tendo a Terra Média como cenário.

E é exatamente isso que está prestes a mudar. O CEO da Cubicle 7, Dominic McDowall, disse que “estamos todos muito animados de usar como base o sucesso de The One Ring para trazer a Terra Média para os jogadores de D&D. Unir duas coisas muito próximas no coração dos jogadores, eu incluive, é muito legal – mal posso esperar pelo verão.”

Ainda segundo publicação no site da Cublicle 7, o bem sucedido RPG The One Ring continuará como uma linha separada e independente. A nova série de materiais para D&D será baseada no trabalho de Francesco Nepitello em The One Ring, tendo o próprio Francesco como consultor criativo.

A previsão é de que esses novos materiais sejam lançados ainda em 2016, no verão europeu.

O que acham?

(Visited 505 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Rafael Esteque

Advogado por formação, narrador por paixão, redator por vocação e músico por opção. Minhas anteninhas de vinil nunca funcionam. No 50º dia do meu nome, só espero que Gandalf me chame para uma aventura. Citação favorita: "In the game of thrones, a wizard is never late." Não, pera... ahn... "Do or do not. There is no Hakuna Matata." Não... ahn... Ok, vocês entenderam.