Dois Irmãos-Review

Após o grande sucesso obtido com Daytripper, que ganhou os prêmios Eisner,Harvey e Eagle, os gêmeos Fabio Moon e Grabriel Bá lançaram Dois Irmãos, obra que é uma adaptação do romance renomado de Milton Hatoum, lançada no ano 2000 e que já teve uma adaptação em forma de mini série pela TV Globo.

A obra é um drama familiar que tem enfoque nos irmãos gêmeos Yaqub e Omar, filhos de imigrantes libaneses e que sempre estiveram em conflito, num antagonismo de luz e sombra. A história abrange desde a infância dos irmãos até a meia idade e se passa em Manaus, e isso é muito interessante pois Bá e Moon mostram um Brasil que a maioria dos brasileiros desconhece.

“Dois irmãos” aborda os conflitos na família, não só entre os irmãos, mas também a relação dos mesmos com seus pais, Zara e Salim, e com a irmã Rânia além da irmã adotiva/empregada da casa e descendente de indígenas Domingas. Tudo isso é observado e narrado por Nael, filho de Domingas e de um dos gêmeos, que observa todos os problemas dessa família da qual não tem certeza de pertencer.

O Antagonismo de luz e sombra que mencionei também se reflete na arte, que é em preto e branco. O traço ao mesmo tempo elegante e simples de Bá e Moon e o jogo de luz e sombras que os irmãos usam para contar a história e ao mesmo tempo o avanço da cidade de Manaus é impressionante. Você se surpreenderá com a capacidade de imersão que a obra apresenta ao mesmo tempo em que sua trama é bastante densa. Acredito que do aspecto técnico, este deve ser o melhor trabalho de Fabio Moon e Gabriel Bá.

Também é interessante notar o paralelo entre os artistas e os personagens da obra, já que ambos são gêmeos. Isso deve ter trazido uma interessante visão sobre relacionamento familiar para a obra, mesmo que eu acredite que o relacionamento entre os artistas gêmeos não deva ser tão conflituoso quanto o de Yaqub e Omar (espero que realmente não seja rs).

Essencial pra você que já conhece o trabalho destes quadrinistas e pra você que só ouviu falar no nome deles e nunca leu nada, ou pra você que está começando a se aventurar no mundo dos quadrinhos. Enfim, uma obra para todos os públicos, não só uma adaptação mas uma releitura com todos os recursos que a mídia quadrinho pode propor e bastante interessante, já que, quando se trata de um trabalho de Fabio Moon e Gabriel Bá, cada página vale a pena.

Ficha Técnica

Editora: Quadrinhos na Cia/Companhia das letras
Ano de lançamento: 2015
Páginas: 232
Preço: R$ 39,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.