Game of Thrones – Análise completa do 6º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!

Salve, Justiceiros!

Começamos a segunda metade dessa temporada de GoT. Vamos analisar o que ocorreu neste episódio:

Além da Muralha

01

Meera desesperadamente tenta fugir dos zumbis, arrastando o trenó com o corpo inerte de Bran, cuja mente está viajando entre visões do passado e de um possível futuro. Ele vê o inverno, represeiros, corvos; ele vê Daenerys e seus dragões, incluindo uma visão aérea de Porto Real sob a sombra ameaçadora de um dragão voando; ele vê zumbis, caminhantes brancos e o Rei da Noite; ele vê a própria queda que o aleijou, as mortes de seus pais e irmão, e supostamente o conteúdo da Torre da Alegria, Aerys Targaryen, conhecido como “o Rei Louco”, que reinou antes de Robert e gostava de queimar as pessoas vivas.

gallery-1464693159-thrones-drogon

oP4XyvG rsRIKTK vHNXm4b

ojQtByv rJVu5IU0eb4AKI YyR2OP0H9ievaJgallery-1464693204-thrones-hand

A visão do Rei Louco talvez seja uma das mais relevantes pra quem assiste a série, pois é mostrado o momento de sua morte, pela espada de Jaime Lannister, um dos cavaleiros da Guarda Real. Talvez alguns se lembrem daquela cena do banho na terceira temporada, em que Jaime conta que o motivo para ter cometido essa alta traição (que lhe renderia pelo resto da vida o apelido de Regicida) foi o fato de que Aerys secretamente posicionou estoques de fogo vivo nas áreas subterrâneas de Porto Real. Jaime teria descoberto os planos do Rei Louco de queimar a cidade inteira, para evitar que seus inimigos tivessem o que saquear ou tomar. Então Jaime salvou milhares de vidas ao matar o rei que havia jurado proteger, mas os estoques de fogo vivo ainda estão lá, uma grande bomba verde pronta pra mandar Porto Real pelos ares.

landscape-1464702391-landscape-1464692484-got606-110515-hs-dsc0187-2-copygallery-1464691075-thrones-kinggallery-1464693021-thrones-king2RckEvoWFNnbIyAgallery-1464693118-thrones-wildfire

Nas visões de Bran, a cidade explode, mas não temos como saber se isso é o futuro de fato ou se é uma das possibilidades para o futuro, dependendo do curso da guerra, e a visão do dragrão sobrevoando a cidade sugere que a faísca que vai ativar essa destruição toda possa ser justamente o sopro de um dos dragões de Daenerys.

Depois dessas visões Bran acorda e eles quase são mortos pelos zumbis, mas no último momento são salvos por uma misteriosa figura a cavalo usando vestes negras…

02

Monte Chifre (na Campina)

As partes mais ao sul de Westeros raramente são retratadas, e perto da frieza cinzenta do norte, as terras da Campina (um dos Sete Reinos) são uma explosão de cores. E podemos sentir isso através de Goiva, que por toda a sua vida conheceu não mais do que a Fortaleza de Craster e Castelo Negro. Monte Chifre é a sede ancestral da família Tarly.

03

04

05

Em Porto Real

Tommen conversa de forma estranhamente tranquila com o Alto Pardal sobre a expiação de Margaery. O sacerdote permite que Tommen veja sua esposa, e ela parece ter se submetido à lavagem cerebral do velho – o que presumivelmente é apenas a estratégia dela para sair dali.

07

08

De volta a Monte Chifre

Segue-se uma versão medieval do clichê das comédias americanas nos quais o cara apresenta sua namorada para os pais e acontece algum tipo de choque. A mãe e a irmã de Sam são adoráveis, mas seu pai, Randyll Tarly, é um homem severo, cruel e supostamente o melhor soldado de Westeros, que repudia o filho por não ser macho o suficiente.

09

Randyll descobre que Goiva é uma selvagem e promove mais uma humilhação para Sam à mesa do jantar. Ele permite que Goiva e o bebê fiquem em Monte Chifre, mas expulsa novamente o filho.

10 11 12 13

Sam chega a se despedir de Goiva, mas subitamente muda de idéia e faz o que parece ser uma grande burrada, fugindo na calada da noite com Goiva e ainda de quebra levando Veneno do Coração, a espada valyriana da família Tarly e maior tesouro de seu pai. Embora na série o aço valyriano possa matar os Outros, Sam ainda tem que passar um bom tempo na Cidadela antes de voltar para a Muralha, e mulheres não são permitidas na Cidadela. Além disso, seu pai com certeza irá atrás da espada. É melhor que ele tenha algum plano…

14

15

Em Braavos

Após ver a peça novamente, Arya chega a envenenar o rum de Lady Crane, mas no último momento desiste do assassinato e avisa a atriz, o que faz dela uma desertora do Templo do Preto e Branco. Ela está se recusando a desistir de quem ela é para se tornar ninguém, e isso faz com que Jaqen dê autorização para a acólita matar Arya. O mais impressionante nessa cena é verificar que o sentimento de ódio que a acólita tinha por Arya era real, quando na verdade ela não deveria ter desejos ou personalidade.

16

17

18

19

De toda forma, Arya deverá ter bastante dificuldade para se livrar da perseguição…

20

Em Porto Real

Jaime e os Tyrell aparecem com uma grande tropa, prontos para invadir o Septo e impedir que Margaery passe por uma caminhada de humilhação como aconteceu com Cersei, mas o Alto Pardal surpreende a todos com um grande discurso e revela que Tommen agora é seu aliado.

21

22

23

A coroa e a fé dos sete se uniram como um, o que é representado pelos cavaleiros da Guarda Real ussando um novo símbolo composto de uma coroa dentro de uma estrela de sete pontas.

24

Em uma bela jogada, o Alto Pardal unificou seu poder com o poder do trono, tirando a autoridade de seus oponentes que estavam prestes a invadir o septo, e fazendo de tudo isso um grande show com toda a cidade como plateia.

26

25

Depois disso Tommen remove Jaime de seu posto na Guarda Real, o que é em tese um absurdo, pois os votos da Guarda Real são para a vida inteira. E esse posto tem sido a vida de Jaime desde seus 15 anos, então ele provavelmente terá de reavaliar agora quem e o que ele é.

27

Tommen dá ainda a ordem para que Jaime vá para as Terras Fluviais, ajudar Walder Frey…

28

Nas Gêmeas

Como vocês devem se lembrar, Walder Frey é o senhor do castelo chamado As Gêmeas, e anfitrião do Casamento Vermelho, que matou Robb e Catelyn na terceira temporada. Aqui o vemos reclamando, pois os Tully, liderados por Peixe Negro, retomaram Correrio, o castelo que é a sede ancestral da família Tully.

29

Walder parece ser motivado principalmente pelo orgulho. Ele diz que odiava servir como vassalo dos Tully, e acha que todos costumavam rir dele, de forma que se recusa a morrer enquanto seus antigos senhores não se engasgarem com o riso. Há muitos personagens assim em GoT: homens que precisam tanto se auto afirmar e se sentirem respeitados e poderosos que acabam tornando a vida de seus filhos um inferno e causam guerras inteiras (outros exemplos além de Walder Frey são Tywin Lannister, Randyll Tarly, Balon Greyjoy…).

31

30

E a cena termina com Edmure, irmão de Catelyn e líder da casa Tully, mas que é um prisioneiro dos Frey desde o Casamento Vermelho (que por sinal era o casamento dele!). Correrio é um castelo forte que pode aguentar um longo cerco, então a tarefa de Jaime provavelmente será quebrar o cerco, convencendo Peixe Negro a entregar o castelo.

32

De volta a Porto Real

Jaime tenta convencer Cersei de que eles podem derrubar o Alto Pardal, mas Cersei surpreendentemente age como a voz da razão, dizendo a Jaime como isso é uma ideia ruim. Ela ainda menciona seu julgamento por combate que está por vir, e está confiante em seu campeão, Robert Strong, que na verdade é o zumbi do Montanha.

33

34

De volta além da Muralha

A figura misteriosa que salvou Bran e Meera se revela como tio Benjen, que há muito estava desaparecido. Na série ele parece ser o equivalente ao que o personagem Mãos Frias é nos livros. Ele revela que foi morto pelos Outros, mas seu corpo foi encontrado pelos Filhos da Floresta, que impediram que ele se tornasse um zumbi usando obsidiana.

35

Benjen diz que Bran tornou-se, de certa forma, o Corvo de Três Olhos. Ele é como o corpo dos deuses antigos, com todo o poder e conhecimento dos videntes verdes dentro dele.

No caminho para Meereen

Dany conversa com Daario, em algum ponto do caminho entre Vaes Dothrak e Meereen. Ela precisa de mil navios para levar seu exército para Westeros – lembram de quem, coincidentemente, mandou construir mil navios recentemente?

36

37

Daario diz que ela não é uma governante, e sim uma conquistadora. Ela meio que concorda, pois logo depois encontra e monta Drogon, que está ainda maior, e no lombo do dragão faz um discurso sobre conquistar Westeros, inflamando seu Khalasar recém conquistado.

38

39

40

41

42

Conclusão

Esse pode não ter sido um episódio com revelações bombásticas como os anteriores, mas bastante coisas aconteceu: Benjen é um zumbi, Arya desertou dos Homens sem Rosto, Daenerys dominou Drogon, o Alto Pardal fez uma jogada brilhante, Sam se impõe (mais ou menos) contra seu pai… enfim, a identidade e poder de alguns personagens está sendo explorada de uma forma bacana na série.

Veja também:

Game of Thrones: HBO lança o bombástico trailer da 6ª Temporada

Game of Thrones – Análise completa do 1º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!

Game of Thrones – Análise completa do 2º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!

Game of Thrones – Análise completa do 3º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!

Game of Thrones – Análise completa do 4º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!

Game of Thrones – Análise completa do 5º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Rafael Esteque

Advogado por formação, narrador por paixão, redator por vocação e músico por opção. Minhas anteninhas de vinil nunca funcionam. No 50º dia do meu nome, só espero que Gandalf me chame para uma aventura. Citação favorita: "In the game of thrones, a wizard is never late." Não, pera... ahn... "Do or do not. There is no Hakuna Matata." Não... ahn... Ok, vocês entenderam.