O Centenário do Rei dos Quadrinhos!

Neste mês de Agosto comemoramos o centenário de Jacob Kurtzberg. Nunca ouviu falar neste nome? Bem, com certeza você conhece essa lenda dos quadrinhos por sua alcunha mais famosa: Jack Kirby!

Um dos arquitetos do Universo Marvel ao lado de Stan Lee (sim,você pode reclamar mas o velhinho bigodudo tem uma enorme importância também) e Steve Ditko e também de grande importância para uma parte considerável da mitologia do Universo DC, Jack Kirby influenciou e continua influenciando grandes nomes desta mídia. Você curte Alex Ross? Pois então, saiba que Kirby é sua maior influência. Romitinha, John Buscema, John Romita, John Byrne, Steranko? Todos estes grandes mestres beberam da fonte de criatividade que foi Jack Kirby. Diabos, até o grande Will Eisner era um admirador do trabalho do Rei.

Em uma conversa que tive com Danilo Beyruth na CCXP 2016, que você deve conhecer por magníficos trabalhos nas graphic MSP do Astronauta, ele disse “Tudo que há pra se aprender sobre quadrinhos está no Quarteto Fantástico de Lee e Kirby, seja no quesito arte ou na maneira de como se contar uma história”. Ele não podia ser mais preciso em sua declaração.

O quadrinho que mudou a indústria.

O trabalho de Kirby no Quarteto tinha de tudo: Foto-colagens, personagens saltando do quadrinho, uma composição de maquinário e fluxos de energia nunca antes vistos. O cara fazia tudo isso numa época em que não havia nenhum artifício digital, era tudo na raça, pincel, lápis e tinta. Vendo muitas de suas páginas hoje, é inacreditável que tudo aquilo tenha sido feito com recursos tão simples.

É uma pena que, embora seu trabalho tenha sido reconhecido por outros artistas e pelo público enquanto ele estava vivo, as empresas para as quais ele trabalhou não lhe deram o devido valor. Há muitas histórias, muitos pontos de vista, mas fica claro que Kirby foi explorado e não obteve o merecido reconhecimento (principalmente no aspecto financeiro) de empresas que não seriam nada sem o seu magnífico trabalho. Sim, dona Marvel, estou falando com você.

Esse texto não tem o objetivo de ter aspecto jornalistico, ser uma excelente fonte de informações ou algo do tipo. É mais uma homenagem a este grande mestre que nos deixou em 1994. Leia seus trabalhos, principalmente Quarteto Fantástico, Thor e Novos Deuses e veja um artista que estava muito à frente de seu tempo.

Para mais informações recomendo duas fontes. A primeira é o livro A História Secreta da Marvel Comics, escrito por Sean Howe. A segunda é a trilogia de vídeos feita pelo pessoal do Pipoca e Nanquim, que apresentam um excelente resumo da carreira de Kirby.

Espero que tenhamos muitos lançamentos aqui no Brasil em comemoração à esta data. Enquanto isso nos EUA, a Marvel está fazendo um trabalho de pouco destaque para comemorar esta data. Que coisa feia hein, Casa das Ideias?

Já a DC vem lançando novas séries dos personagens criados pelo Rei, muitas delas com críticas excelentes, como o Senhor Milagre de Tom King. Vale a conferida.

A HQ foi muito bem recebida pela crítica.

Vida Longa ao Rei!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.