Quadrinhos: Por onde começar?

É natural que na época em que vivemos, com diversos produtos relacionados aos super-heróis,  surjam novos leitores de quadrinhos impulsionados por animações e principalmente por filmes que são baseados em personagens dessa mídia. O leitor iniciante pode se sentir confuso pois, ao chegar na banca de jornal ou livraria, estará diante de diversas opções de quadrinhos e em diversos formatos. Ele pode comprar uma Homem-Aranha #500, pegar a história andando e se sentir completamente desmotivado a prosseguir na leitura por não estar entendendo nada.

Por isso, para leitores iniciantes, o mais indicado são as leituras de arcos fechados que são compilados em encadernados. O problema que vejo por aí é que quando um leitor novato pede recomendações de leitura, muitas vezes lhe é indicado grandes clássicos como Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Maus, V de Vingança. Não que essas HQs sejam más recomendações, pois são clássicos irrefutáveis, porém, para um leitor novato, são obras que possuem muitas camadas e recursos que quem não está acostumado com a mídia Quadrinhos pode não compreender e se sentir desmotivado a entrar nesse mundo.

Então, em parceria com o Ricardo, selecionei algumas HQs de personagens populares que acho interessante para leitores iniciantes. Também acho sempre importante fazer um breve comentário sobre o motivo da HQ estar na lista, pois há diversos supostos ”Guias de Leitura” na internet que são basicamente uma lista com várias edições sobre um personagem e você não entende o motivo da escolha delas. Isso confunde ainda mais o leitor, ao invés de ajudá-lo na escolha de suas leituras. Pois bem, chega de explicações e vamos à lista!

Batman- Ano Um

A origem do Homem Morcego escrita por Frank Miller e desenhada por Mazuchelli é um excelente ponto de partida para conhecer o personagem. Aqui temos o treinamento de Bruce Wayne e suas primeiras missões como Batman. Além disso há uma apresentação de vários coadjuvantes do universo do herói, principalmente o Comissário Gordon (que praticamente divide a história com o Batman). A Panini relançou recentemente a edição, que conta com alguns extras como esboços e partes do roteiro original. Indispensável para fãs do personagem e de HQs no geral.

Superman- O Homem de Aço

Mais uma história de origem de um personagem icônico. Esta é a reformulação feita por John Byrne (dá uma olhada AQUI pra conhecer mais sobre esse artista) pós-Crise nas Infinitas Terras (evento que gerou um reboot no universo DC), sendo escrita no mesmo período que a HQ anterior da lista. Aqui você verá a origem do Superman, desde a queda de sua nave kryptoniana na terra até seus primeiros dias como herói da cidade de Metrópolis. Essa origem é aquela que mais influenciou outras mídias, como as animações do Superman e da Liga da Justiça, capitaneadas por Bruce Timm (que a maioria de nós assistiu e acha legal).

Astronauta- Magnetar

Acredito que, pelo menos uma vez na vida, todo mundo já leu um quadrinho da Turma da Mônica. Posso afirmar aliás, que os quadrinhos dos personagens do Mauricio de Sousa fizeram parte da minha infância e foram fundamentais na minha alfabetização. Pois bem, e se esses personagens recebessem releituras com histórias mais maduras? Essa foi a ideia do editor Sidney Gusman ao criar o selo Graphic MSP.

Há diversas HQs muito boas nesse selo, mas a que resolvi indicar desta vez é Astronauta Magnetar, escrita e desenhada por Danilo Beyruth e colorida por Cris Peter. Nessa história temos o personagem Astronauta que vive explorando o espaço, mas devido a um acidente fica preso em um planeta inabitado. É interessante notar o cuidado que Danilo Beyruth teve ao incluir conceitos científicos reais e também muitas referências à obras de ficção científica, além de apresentar uma bela arte que remete bastante ao quadrinho Europeu. HQ nacional indispensável!

Novos Vingadores-Motim

Após a Queda dos Vingadores, evento no qual a Feiticeira Escarlate enlouqueceu e destruiu a equipe, houve uma reformulação no grupo de Super-heróis. O escritor Brian Michael Bendis (já falamos um pouco dele em nossa coluna especial) resolveu colocar alguns dos heróis mais populares da Marvel na equipe: O Homem- Aranha e Wolverine. Além deles, também estão na equipe Capitão América, Homem de Ferro, Mulher- Aranha e Luke Cage.

E o que acontece na história? Bem, ocorre uma rebelião na Balsa (prisão para super vilões no Universo Marvel e que vimos no filme Guerra Civil), com vários dos prisioneiros escapando. Para conter a rebelião, vários heróis acabam se reunindo e formam a equipe dos novos Vingadores. Essa fase é considerada um reinício para a equipe, então se você nunca leu nada dos Vingadores, mas viu o filme ou a animação, consegue ler e entender tranquilamente.

Homem-Aranha- Feliz Aniversário

É claro que o Amigão da vizinhança não poderia ficar de fora de uma lista dessas. E esse arco de histórias se adequa perfeitamente ao objetivo da lista, pois faz uma recapitulação de toda a história do Aranha, passando por vários acontecimentos muito importantes para a construção do Herói e também mostra a construção dos relacionamentos de Peter Parker com seus amigos e familiares. Além disso temos a presença de outras figuras que estão/estarão nas telonas, como o Dr.Estranho, Homem de Ferro e Thor.

Na edição que a editora Salvat lançou há algum tempo, também está contida a revista Amazing Fantasy #15, com a primeira aparição do personagem, e um clássico confronto entre o aracnídeo e o Sexteto Sinistro. Material bastante completo sobre o personagem e garanto que você se divertirá muito com a história.

E essa foi nossa lista de HQs para iniciantes. Acredito que lendo estas HQs você já terá conhecimento suficiente para prosseguir em outras leituras, chegando aos clássicos que mencionei no inicio do texto.Tem algum personagem que você gostaria de começar a ler? Deixe sua sugestão e iremos em busca de um ponto de partida legal para você! Pretendo fazer mais listas como esta para auxiliar na leitura de quem está começando nos quadrinhos (ou mesmo pra quem já lê há algum tempo, por que não?), então fiquem ligados. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.