Recomendação da Semana – A Vida de Jonas

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje a indicação é um quadrinho nacional que trata de um assunto bem pesado através de personagens que podemos chamar de fofos. A Recomendação de hoje é A Vida de Jonas, dos irmãos Magno e Marcelo Costa.

Este quadrinho foi originalmente lançado em 2014 e desde então vem ganhando diversos elogios de leitores e da mídia especializada. Em A Vida de Jonas acompanhamos Jonas, um ex- alcoólatra abandonado pela mulher e desempregado lutando para ficar sóbrio e ter a sua tão sonhada segunda chance.

O quadrinho se diferencia do comum ao tratar este assunto utilizando personagens que remetem aos Muppets, algo que traz um interessante contraste para a história. A obra em momento nenhum é infantil, mas ao utilizar esses bonecos fofinhos como personagens, os autores fazem com que o leitor tenha mais facilidade a se afeiçoar a eles, ao mesmo tempo em que a sensibilidade necessária em algumas cenas fica ainda mais evidente.

Os Irmãos têm o costume de alternar as tarefas em seus trabalhos, em um modo de trabalho muito parecido com os gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá. Nesta HQ a arte e o roteiro são de Magno Costa, ao passo que as cores são de Marcelo Costa. É interessante notar que há uma bela sintonia entre o trabalho dos irmãos, com as cores de Marcelo trazendo vida ao trabalho de Magno.

Um ponto interessante deste trabalho são as mensagens que ele transmite. Ao utilizar marionetes como personagens talvez os autores estejam questionando se não somos todos manipulados por nossos sentimentos e vícios. Este pensamento aumenta ainda mais o drama da HQ, impactando o leitor mais profundamente do que se o assunto em questão fosse tratado de forma banal.

Veja como foi feita a transição de cenas na narrativa. Magno utiliza um recurso muito visto em Piada Mortal, bastante interessante.

A figura de Jonas é um personagem interessantíssimo. O personagem desperta ao mesmo tempo raiva e compaixão do leitor, seja por seu egoísmo, seja pela falta de amor próprio. Sua imperfeição ressalta o aspecto de que ele é apenas um ser humano, com virtudes e falhas como todos nós.

Quanto ao acabamento gráfico, a editora Zarabatana mandou muito bem. O Quadrinho possui papel de alta gramatura, acabamento em verniz na capa, orelhas e formato grande. É vergonhoso que eu já tenha ouvido críticas pesadas ao trabalho da editora, que publica outros grandes nomes do quadrinho nacional. Mas isso é assunto para outro texto.

A Vida de Jonas emociona, faz refletir e apresenta uma história completamente humana contada de maneira bastante peculiar. Um dos grandes exemplares do quadrinho nacional da última década, mostra o talento dos irmãos Costa e me faz querer conferir outros trabalhos deles. Você já leu? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Zarabatana
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 64
Preço: R$ 50,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.