Recomendação da Semana – Cebolinha – Recuperação

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje falarei sobre um um quadrinho pertencente ao selo Graphic MSP, escrito e desenhado por um jovem, porém talentoso quadrinista, e protagonizada por um dos meus personagens favoritos da Turma da Mônica. A recomendação de hoje é Cebolinha – Recuperação, quadrinho escrito e desenhado por Gustavo Borges.

Se você não conhece o trabalho de Gustavo Borges, eu já comentei sobre outro trabalho dele por aqui, Pétalas, um belo quadrinho mudo, que bateu diversos recordes de financiamento no Catarse (plataforma de financiamento coletivo utilizada para financiar projetos) e que já demonstrava todo o talento de Gustavo em contar uma história. Ele já teve outros trabalhos publicados por grandes editoras e era questão de tempo para que Sidney Gusman, editor da MSP e experiente jornalista de quadrinhos, o chamasse para produzir uma história do selo Graphic MSP. E ele ainda teve a sorte de fazer uma história de seu personagem favorito.

Em Recuperação, vemos Cebolinha utilizando toda sua criatividade para elaborar seus planos infalíveis, com o objetivo de se tornar o garoto mais popular da rua e da escola. Nem sempre esses planos dão certo, mas ele nunca desiste. Com a chegada de Roberto, um garoto que gosta de se gabar, Cebolinha vê sua “soberania” ameaçada e passa a travar uma espécie de guerra com seu colega. Devido a isso, ele tem problemas para se concentrar nos estudos e acaba ficando de recuperação. Em meio a tudo isso, seu pai, o Seu Cebola, perde o emprego, e o Cebolinha verá que será necessária toda sua criatividade para enfrentar seus problemas.

Gustavo sabe muito bem como construir uma história que mistura aventura, drama, humor, família e o significado de amizade. Como mencionei acima, Gustavo sabe que a característica mais evidente no Cebolinha não é sua criatividade, mas sua resiliência em sempre querer atingir seus objetivos, não importando quantos planos tenham que ser feitos. É se utilizando deste aspecto que ele constrói uma das cenas mais emocionantes do quadrinho, que traz lágrimas ao leitor.

Ele também explora muito bem a amizade entre Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali. A turminha é parte fundamental da história e é muito legal como todos eles querem ajudar Cebolinha a superar seus problemas, afinal é isso que os amigos fazem, não é mesmo?

A arte de Gustavo é bastante característica, ele tem um traço bastante próprio e algumas sacadas narrativas impressionante. Foi bem legal ele ter mesclado o caderninho de planos infalíveis do Cebolinhas com os quadros da história em algumas páginas, algo que já está presente na capa do quadrinho. Repare também em como o cabelo do Cebolinha reflete o seu humor. Nos extras é possível ver como o artista realmente pensou em tudo, com cada página do quadrinho refletindo todos os seus esforços. Espero que ele produza mais histórias com o personagem.

Cebolinha-Recuperação é uma história que irá cativar todos aqueles que são fãs das criações de Maurício de Sousa. É sem dúvidas uma das histórias mais divertidas do selo Graphic MSP, sendo essencial na coleção de qualquer leitor que ame esses personagens, assim como eu. Você já leu? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

 

Ficha Técnica

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 96 páginas
Preço: R$41,90 (capa dura) e R$ 31,90 (capa cartonada)
Onde encontrar: Bancas, livrarias e lojas especializadas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.

Latest posts by Lucas Araújo (see all)