Recomendação da semana – Homens de Honra

Salve justiceiros!

Bem-vindos a mais uma Recomendação da semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje falarei de um filme que não vejo sendo muito comentado por aí, uma história de superação muito legal, com grandes atuações. Hoje falarei de Homens de Honra!

Homens de Honra foi lançado em 2000, dirigido por George Tillman Jr., e narra a história real do Sargento Carl Brashear (interpretado por Cuba Gooding Jr.), o primeiro negro a se tornar Mergulhador de Combate Chefe da Marinha dos EUA, isso numa época em que o preconceito era extremamente forte no país.

No filme acompanhamos toda a trajetória de Carl, desde sua infância pobre em uma fazenda no estado de Kentucky, sua entrada na marinha no início dos anos 50, inicialmente como cozinheiro (um dos cargos ocupados pelos negros na época) e sua evolução dentro da instituição desafiando todo o preconceito vigente. Claro, em paralelo a isso, há também a exploração de sua relação com seu superior Capitão Chefe Leslie W. ‘Billy’ Sunday (interpretado por Robert De Niro).

Eu estava acostumado a ver o trabalho do Cuba Gooding Jr. naquelas comédias do fim dos anos 90/início dos 2000 que o SBT passa frequentemente e pensava que ele fosse um ator bem genérico. Neste filme pude ver que estava completamente enganado, pois o cara é um excelente ator, consegue ir da comédia ao drama sem soar artificial e dá um show em sua interpretação.

Claro, Gooding Jr. deve ter se sentido desafiado ao atuar junto a Robert De Niro, em um de seus últimos grandes papéis (infelizmente). De Niro está visceral como o Capitão Sunday e apresenta uma boa química com seu colega de atuação. O personagem é ríspido, as vezes preconceituoso e completamente comprometido com seu trabalho. Porém também acaba encontrando redenção no final de sua jornada. A última cena desse filme apresenta um dos melhores discursos motivacionais da história do cinema. Sério, é de fazer você querer se levantar e cumprir as ordens. Não entendo como De Niro nem ao menos concorreu ao Oscar na categoria de Melhor ator coadjuvante.

Homens de Honra é um belo filme, do tipo que conta uma história que te mantém ligado até o fim e que te faz pensar na vida. Um filme que emana esperança, motivação e determinação. Não perca tempo e assista, garanto que será uma excelente experiência.

Já viu o filme? Concorda com a minha opinião? Gostaria de sugerir outras recomendações? Deixe sua opinião aí nos comentários. A coluna Recomendação da semana volta semana que vem.

Ficha Técnica

Duração: 129 minutos
Estúdio:  FOX FILMES
Direção:
George Tillman Jr.
Roteiro: Scott Marshall Smith
Elenco: Robert De Niro, Cuba Gooding Jr.,Charlize Theron, Aunjanue Ellis,Hal Holbrook,Michael Rapaport,Powers Boothe,David Conrad,David Keith,Holt McCallany,Joshua Leonard,Dennis Troutman,Joshua Feinman,Paullo Fernandes ,Gabriel Moura,Eduardo de Lima

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.