Recomendação da Semana – Mulher-Maravilha – O Círculo

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje a recomendação é uma história da Amazona mais famosa dos quadrinhos, de uma das fases mais elogiadas da personagem. A recomendação de hoje é Mulher-Maravilha – O Círculo, quadrinho escrito por Gail Simone e desenhado por Terry Dodson.

O Círculo marca o início da bem-sucedida fase escrita por Gail Simone na revista da Mulher-Maravilha, apresentando alguns conceitos novos sobre a personagem que trazem mais profundidade à sua origem. A história é bem simples: Themyscira, a Ilha paraíso, é cercada pelas forças do Capitão Nazista. Durante a invasão à ilha eles acabam libertando um grupo de amazonas que estão diretamente ligadas ao passado da Mulher-Maravilha, pois tentaram cometer um crime terrível contra ela. Conforme a trama vai se desenvolvendo, conhecemos mais sobre essas guerreiras, que constituem o Círculo que dá nome à história, e quais são suas motivações para odiar a princesa Diana.

O ponto mais interessante explorado por Gail Simone nessa história é o fato de que nem todas as Amazonas ficaram felizes com o nascimento de Diana, ao contrário do que imaginávamos. O Círculo era como a guarda pessoal da rainha Hipólita era denominada, escolhidas com muito cuidado por ela. Como as Amazonas foram condenadas a nunca poderem ser mães, o Círculo acreditou que o nascimento de Diana infestaria o coração das Amazonas com inveja e rancor. Sendo assim, elas planejaram o assassinato da princesa ainda bebê, mas foram impedidas e condenadas à prisão por isso.

O roteiro de Simone é bastante fluído, mantendo uma interessante mistura entre flashbacks e tempo presente. Alguns conceitos podem parecer estranhos ao leitor, já que são inerentes à época da publicação, como Diana agindo como agente secreta e perdendo seus poderes quando assume a forma humana. Porém, isso não afeta de nenhuma o aproveitamento da história.

A arte de Terry Dodson, com Rachel Dodson, sua esposa, trabalhando na arte-final, também merece destaque. O artista apresenta uma boa narrativa, com o uso de quadros grandes para tornar a história mais ágil e direta. Seu traço é muito bonito, a Mulher-Maravilha poucas vezes foi mostrada tão bela quanto aqui. A história é realmente uma boa combinação entre arte e roteiro.

A história foi publicada por aqui pela Eaglemoss em sua coleção de Graphic Novels, mais precisamente no volume 17 (A história já havia sido publicada por aqui de forma mensal pela Panini, na revista da Liga da Justiça). A publicação conta com capa dura, papel de boa qualidade, textos que ajudam a contextualizar a história e também uma história clássica da personagem. O preço dessa coleção não é muito convidativo, mas é fácil encontrar essa edição com desconto, principalmente se você mora em São Paulo. Dá uma olhada nesse VÍDEO.

Mulher-Maravilha – O Círculo é uma boa história tanto para quem quer conhecer a personagem quanto para quem já está familiarizado com suas histórias. Você já leu? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Ficha técnica

Editora : Eaglemoss
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 152
Preço: R$ 39,99

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.