Recomendação da Semana – Talco de Vidro

De volta a mais um texto da nossa coluna “Recomendação da semana”, na qual os colaboradores do Justiça Geek se revezam para fazer uma recomendação de algo interessante que tenham consumido nos últimos tempos seja uma HQ, um livro, um filme, uma série, um jogo etc. E nessa semana nossa recomendação é esta excelente HQ nacional chamada Talco de vidro.

low-de-talco-de-vidro2-3b7fab18f46ebfd2bf8c19dd14cfa2aa-640-0

Escrita por Marcelo Quintanilha, um autor muito premiado, inclusive no festival francês de Angoulême por uma outra obra sua chamada Tungstênio, esta HQ procura analisar certos pontos da personalidade humana, mostrando como relacionamentos são construídos e como sentimentos que são repreendidos podem ter repercussão negativa na vida de uma pessoa.

E sobre o que é a história? Bem, aqui conhecemos Rosângela, uma dentista de classe média alta de Niterói, no Rio de janeiro. Ela é casada com um grande médico, tem dois filhos e convive no mais alto círculo social da cidade. Rosângela parece ser completamente feliz e se sente superior às outras pessoas. Mas é aí que conhecemos sua prima Daniele.

Daniele é praticamente o inverso completo de Rosângela. Ela voltou a morar com os pais em um bairro pobre do Rio de Janeiro após seu casamento acabar de forma drástica, pois ela sofria agressões constantes do marido. Além disso seu pai é alcoólatra, o que gera várias discussões entre a família. Rosângela se enxerga superior a prima mas não consegue se conformar de que Daniele nunca parece triste, sempre mantém um sorriso no rosto, aparentando ser uma pessoa feliz por mais que tenha problemas em sua vida.

Por tudo isso Rosângela sente uma forte inveja velada sobre Daniele, pois pra ela a prima é uma pessoa feliz, livre de toda “pressão social” a qual está submetida. Rosângela percebe que não é realmente feliz, que se sente presa, reprimida e que está na hora de se libertar, o que faz com que ela adote um estilo de vida destrutivo em busca de uma suposta felicidade e libertação.

O roteiro de Quintanilha é excelente, contando a história através de um narrador onisciente que delineia os traços da personalidade de Rosângela e fazendo inserções e citações ao cotidiano da maioria dos brasileiros, o que traz um senso de realidade muito forte à obra. Seu traço não é muito detalhista nem realista, mas é muito funcional, apresentando uma narrativa que te mantém preso à história da primeira até a última página. Gosto da forma como ele usa flashbacks para realçar certos pontos da histórias e as vezes apresenta uma mesma situação que pode ter uma interpretação diferente em uma segunda análise, algo que achei muito semelhante de Violent Cases de Neil Gaiman e Dave Mckean (e que já recomendei nesta coluna).

Talco de Vidro pode ser uma HQ sobre várias coisas, mas acho que o tema principal é o poder destrutivo da inveja na natureza humana e a partir disso trabalha suas consequências, como o preconceito. É visceral, é realista e te faz refletir. Definitivamente esta é uma daquelas leituras que acrescente muito em sua vida e pode ler sem medo de se arrepender.

Ficha Técnica

Editora : Veneta
Ano de lançamento:2015
Páginas:160
Preço:R$ 59,90
Onde encontrar:Livrarias e lojas especializadas

(Visited 256 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.