Recomendação da Semana – WE3 – Instinto de Sobrevivência

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje a indicação é um quadrinho sensível, tocante e que apresenta experimentos narrativos impressionantes. A recomendação de hoje é WE3 – Instinto de Sobrevivência, escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely.

O quadrinho tem uma sinopse relativamente simples: Três animais foram treinados pelo governo e equipados com avançados exoesqueletos para se tornarem as mais mortíferas armas já produzidas: inteligentes, obedientes e – acima de tudo – letais. No entanto, dentro das armaduras estão três amedrontados bichos de estimação, cujo instinto de sobrevivência pode se sobrepor aos desmandos de seus criadores.

Eu costumo comentar que Grant Morrison é um escritor bastante irregular, já que ele comete erros absurdos quando escreve obras que só ele mesmo entende para bancar o sabichão. Mas quando o careca escocês acerta, temos obras geniais como Homem-Animal, Grandes Astros Superman e, definitivamente, WE3.

We3 é um trabalho magnífico não por sua história simples (não confunda com simplória), mas pelos experimentos narrativos que Morrison emprega em seu roteiro. Como ele mesmo menciona nos extras da HQ, os animais possuem uma percepção diferente dos humanos com relação ao tempo e espaço, então ele resolveu passar isso no roteiro utilizando um conceito que ele chamou de “página 3-D”. Nas palavras de Morrison “Decidimos tratar a página não como uma superfície 2-D plana sobre a qual ‘colamos’ os quadros, mas como um espaço virtual 3-D no qual os quadros podiam ser ‘pendurados’ e ‘rotacionados’ ou empilhados um sobre o outro. De acordo com cientistas, animais pequenos têm uma percepção mais lenta do tempo e gostávamos da ideia de estender algumas imagens das cenas para sugerir o extenso tempo ‘zen’ que um gato pode ter entre os microssegundos da consciência humana”. Interessante né?

Claro que um experimento desse tipo exige um grande artista para colocá-lo na página. Como já disse outras vezes, Frank Quitely é um dos artistas mais geniais da atualidade, possuindo um apuro narrativo pouco visto na indústria de quadrinhos. É visível que ele colaborou muito para colocar as ideias de Morrison nas páginas, contribuindo com suas próprias ideias e criando uma narrativa que eu nunca havia visto nesta mídia. A página que mostra a visão das câmeras de segurança e uma outra que mostra o ataque de um dos animais são belos exemplos disso.

Impressionante né?

Além do experimento narrativo, Morrison também consegue inserir algumas críticas, já recorrentes em alguns de seus trabalhos anteriores, sobre os maus tratos contra os animais. As imagens que aparecem antes de cada capítulo, simulando cartazes de animais desaparecidos feitos pelos próprios donos, são de cortar o coração. A relação entre os bichinhos, cada um com uma personalidade bem distinta, também é muito interessante, fazendo com que você torça para que eles tenham um final feliz, mesmo que isso pareça cada vez mais difícil.

A edição da Panini é de bastante qualidade, com capa dura, papel de boa gramatura, revisão bem-feita e uma seção de extras muito interessante que ajuda o leitor a entender um pouco mais sobre a concepção da obra e em como os autores tiveram as ideias para os experimentos que fizeram.

Acho que consegui te provar que o quadrinho é realmente ótimo né haha? Sério, WE3 – Instinto de Sobrevivência é uma experiência insubstituível para qualquer fã de quadrinhos, um belo exemplo de como a parceria Morrison e Quitely sempre gera ótimos trabalhos. Leia e releia sem medo de se arrepender.

A dupla responsável por essa obra de arte.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2018 (A Panini já havia publicado o quadrinho em 2005, num formato mais simples, e em 2012)
Páginas: 148
Preço: R$ 45,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.