Recomendação da semana- Vagabond

Salve justiceiros!

Bem-vindos a mais uma Recomendação da semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje falarei de uma HQ, mais especificamente um mangá, que é uma das melhores séries em publicação atualmente nas bancas. A recomendação de hoje é Vagabond!

E sobre o que se trata esta obra? Bem, Vagabond, publicado desde 1998, é roteirizado e desenhado por Takehiko Inoue (famoso também por Slam Dunk) e narra a história do famoso samurai Myamoto Musashi, baseando-se no livro Musashi escrito por Eiji Yoshikawa. A jornada do samurai mescla aspectos filosóficos e muita ação, o que te faz ficar completamente imerso no quadrinho.

A história se inicia após a batalha de Sekigahara (uma das mais famosas da história do Japão) e nos apresenta dois personagens: Shinmen Takezo(que no futuro se torna Musashi) e Hon’iden Matahachi. Takezo e Matahachi são amigos desde a infância e lutaram juntos em Sekigahara, o que fortaleceu ainda mais seus laços. Mas após um acontecimento os dois se separam e Takezo parte em uma jornada para obter conhecimento e se tornar o samurai mais forte do país, enquanto Matahachi começa a levar uma vida que o faz atingir o fundo do poço.

O roteiro de Vagabond é muito bom, pois como disse antes, mistura filosofia com muita ação, mas o que impressiona mesmo é a arte. Takehiko Inoue é um dos mais habilidosos artistas em atividade, possui uma narrativa impecável e cada quadro que desenha é uma obra de arte, tanto que ganhou diversos prêmios como Tezuka Osamu Bunkasho (Tezuka Osamu Cultural Prize), o Japan Media Arts Festival e o Kodansha Manga Sho (Kodansha Manga Award). As batalhas extremamente violentas são de encher os olhos e toda a ambientação da obra te faz ser transportado para o Japão Feudal.

Há algum ponto negativo nesta excelente obra? Bem, se for para apontar algo eu diria que é a sua duração e a falta de previsão de um final. O Mangá já tem 37 volumes publicados no Japão e já passou por 2 hiatos (um em 2010 e outro mais recente em 2014). Takehiko Inoue havia prometido finalizar o Mangá em 2010, porém, devido a alguns problemas com sua saúde e outras atividades, teve que realizar o primeiro hiato da publicação e após seu retorno ele não estipulou nenhum novo prazo para o termino. Não que a história seja cansativa de modo que você queira que acabe logo, mas se você não pretende se comprometer com uma publicação tão longeva talvez Vagabond não seja pra você (mesmo que eu pense que ainda assim vale muito a pena).

Com roteiro envolvente e arte arrebatadora, Vagabond é uma excelente pedida se você está procurando algo um pouco diferente do convencional do mundo dos quadrinhos. Aproveite que após várias tentativas de outras editoras, a Panini está conseguindo publicar o mangá no formato que ele merece e nos dá a perspectiva de que não abandonará a obra antes do fim. Já leu Vagabond? Gostou? Deixe sua opinião aí nos comentários. Nossa coluna de recomendações volta semana que vem!

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2016
Páginas: 248 (em média)
Volumes publicados: 6(Brasil); 37(Japão- Ainda em publicação)
Preço: R$ 17,90
Onde encontrar: Bancas e lojas especializadas

(Visited 2.035 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.