Will Eisner é um dos nomes mais importantes para o surgimento dos quadrinhos como conhecemos hoje. Ele esteve presente em várias épocas da indústria, sempre inovando tanto no aspecto artístico quanto no empresarial. Todo quadrinista que você admira provavelmente foi influenciado por Eisner de alguma forma. Conhecer a vida de Eisner é aprender um pouco mais sobre Histórias em Quadrinhos, então, pra você que é fã do artista ou um admirador da nona arte, o documentário Will Eisner – Profissão Cartunista é uma excelente recomendação!
Originalmente lançado em 1999 no formato DVD (e há muito tempo fora de catálogo), Profissão Cartunista é uma co-produção entre a Scriptorium e a TV Senac com direção de Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran. Dividido em três partes – Spirit, O Sonho e Masterclass – o documentário abrange boa parte da carreira do artista até aquele momento e procura demonstrar o tamanho de sua influência através de depoimentos de grandes nomes da indústria como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Art Spiegelman, Bill Sienkiewicz, Denis Kitchen, Jerry Robinson e muitos outros.
Na primeira parte do documentário acompanhamos o começo da carreira de Eisner e a criação de seu personagem mais famoso, o Spirit. Nos é mostrado como Eisner era inovador, destacando suas inovações com a narrativa dos quadrinhos e em como ele brincava com o logo do personagem de maneira diferente em cada edição, agregando-a à primeira página de cada história do Spirit, um recurso que pudemos ver em vários artistas posteriormente, de Jim Steranko à Mike Deodato Jr.
Na segunda parte temos a abordagem sobre a criação do termo Graphic Novel e em como Eisner conseguiu que uma mídia até então tratada como entretenimento infantil fosse tratada como uma forma de arte e um material para leitores adultos. O artista também fala sobre sua abordagem nos negócios e em como conseguiu manter os direitos de suas obras, diferentemente de colegas da época, e em como sempre brigou para ter liberdade sobre como seu material seria produzido, qual seria o formato, a quantidade de páginas e a arte da capa.
Na última parte temos uma verdadeira aula do mestre. Aqui Eisner senta diante à prancheta e explica um pouco sobre seu processo criativo, em como ele pensa a história para que esta mantenha a atenção do leitor e em como seus estudos na escola de artes o ajudaram a imprimir mais realismo em suas obras. Ele também fala do período em que lecionou arte sequencial na Escola de Artes de Nova York e sobre seus livros teóricos, que são referências não só para quadrinistas mas também são ótimos para quem trabalha com publicidade.
Mesmo tanto tempo após seu falecimento, ocorrido em 2005, Will Eisner continua sendo uma grande influência pra todos os quadrinistas atuantes na área e para aqueles que ainda pretendem fazê-lo. Ele é um dos meus autores favoritos e acredito que poucos conseguem trabalhar a natureza humana, seja em qualquer mídia, como ele conseguiu. Aproveite que o canal Arterial disponibilizou o documentário completo no Youtube e assista. Se você já é fã, aprenderá muito mais e se ainda não conhece Will Eisner garanto que você irá atrás de todas as suas obras assim que terminar o documentário.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024