No último fim de semana, dias 7 e 8 de março, rolou em São Paulo a segunda edição do Fuzuê Nerd, evento organizado pelo Douglas Freitas, que também é organizador da Comic Con Floripa. Estivemos por lá no Sábado, dia 7, e vou falar um pouco sobre o que vimos por lá.
O Evento aconteceu no Novotel Jaraguá, próximo ao centro da cidade, e reuniu diversos artistas, lojas com diversos artigos relacionados à cultura pop, mídia especializada e diversos painéis que debatiam várias questões relacionadas ao mundo nerd. Era uma variedade bastante grande, sendo praticamente impossível que você não saísse de lá com algum quadrinho ou outro tipo de colecionável.
Na área de artistas do evento, que na verdade ocupava praticamente todo o local do evento, era possível encontrar nomes como Rafael Calça, Jefferson Costa, Marcelo D’Salete, Julius Ckvalheiro, Eric Peleias, Luciano Salles, Guilherme Petreca, Jull Pimenta, Milena Montero, Mariana Azzi, Eliane Bonadio, entre outros. Você podia conhecer o trabalho de novos artistas, adquirir quadrinhos consagrados, conversar com os artistas para entender o processo criativo deles, adquirir prints e artes originais. Enfim, como costumo dizer, esse contato com artistas é o que mais gosto nesse tipo de evento.
No que tange aos colecionáveis, havia diversos estandes com action figures, camisetas, pôsteres, revistas, livros, boardgames e afins. Como maior destaque, eu apontaria a loja Mundo dos Colecionáveis, que estava vendendo as miniaturas Marvel e DC por um preço bastante convidativo, assim como os encadernados da DC publicados pela editora Eaglemoss. Oportunidade imperdível para completar ou começar sua coleção.
Já sobre os painéis, houveram discussões muito interessante com participantes de diversos veículos como o Formiga Elétrica, Mansão Wayne, Pipoca e Nanquim, Mundo Freak, Nerd All Star, Afronerd entre outros. Foram discutidos assuntos diversos, entre eles séries de TV, Quadrinhos, como funciona a produção independente, representatividade no mundo nerd, entre outras coisas. Conversas bastante interessantes que agregavam conhecimento ao público.
A iniciativa de criar um evento desse tipo merece ser bastante elogiada, ainda mais porque tirando a CCXP e os tradicionais eventos de Animes, São Paulo anda meio carente de eventos que abordem os quadrinhos (ainda que seja uma região privilegiada neste quesito se compararmos com outras regiões do país). Entretanto, isso não quer dizer que o evento foi perfeito. Como principal ponto de crítica, aponto os corredores bastante apertados, nos quais ficava difícil de se locomover quando havia um acúmulo de pessoas, seja porque estavam na fila de algum artista, seja porque queriam transitar pelo evento. Acredito que nas próximas edições a organização poderia distribuir as mesas de forma diferente no local ou até mesmo escolher uma outra localização, já que a área não me pareceu muito adequada para um evento desse tipo, que se dispõem melhor em galpões de eventos ou áreas mais abertas.
O Fuzuê Nerd desponta como mais um evento que deve constar no calendário nerd e fico feliz que mais eventos desse tipo vem surgindo nos últimos tempos. É saudável que tenhamos eventos cada vez mais diversificados, para todo tipo de público e que ajudem na interação entre artistas e público. Estou curioso para conferir o que os organizadores apresentarão nas próximas edições.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024