Y: O Último Homem Vol. 5 – Um belo final!

Finalizando uma das séries mais interessantes do Selo Vertigo nos últimos 15 anos, a Panini lançou o quarto volume de luxo de Y: O Último Homem, obra escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra (e alguns artistas convidados).

Neste volume Vaughan amarra todas as pontas soltas da história, finalmente revelando a origem da praga que dizimou os seres vivos com cromossomo Y em todo o planeta, com exceção de Yorick Brown e seu macaco Ampersand. O fim da jornada de Yorick Brown, Doutora Mann e agente 355 é repleta de reviravoltas que impressionam o leitor e é completamente inesperado.

Brian K. Vaughan é um ótimo roteirista e isso é ainda mais visível quando analisamos a série como um todo, com coisas que ele plantou lá no primeiro volume sendo reveladas agora. Como ressaltei nos textos anteriores da série, um dos grandes méritos do escritor é saber como dosar a importância de cada personagem, desenvolvendo-os de maneira bastante competente. O ritmo é muito parecido com o de uma série de TV, algo que os executivos desse setor já sacaram, já que o quadrinho está sendo adaptado para TV pelo canal FX.

A arte de Pia Guerra mantém uma qualidade impressionante durante toda a série, com um traço simples, porém muito elegante, que casa muito bem tanto com os momentos mais cômicos quanto com os mais dramáticos. E claro que, devido à perspectiva da história, fica claro que Pia também tem influência no roteiro e isso acaba fazendo bastante diferente. Goran Sudzuka, que substitui Pia em algumas edições, não deixa a peteca cair e mantem o alto nível de arte da série.

O acabamento da edição da Panini é muito bom, em capa dura, papel de boa qualidade e belo acabamento. Como extras, há apenas o roteiro completo de uma das edições, o que particularmente acho pouco pra uma edição definitiva, mas entendo que a Panini esteja apenas reproduzindo o que foi feito nos EUA. Uma outra crítica que sempre faço é que acho que a série deveria ter uma espécie de guia de referências ou mais notas editoriais, já que o autor utiliza muitas referências à cultura pop e algumas podem não ser notadas por leitores mais inexperientes.

Y-O Último Homem com certeza é uma das melhores séries já publicadas pela Vertigo, com um final bastante poético e impactante. Eu duvido que você não reflita sobre diversas questões importantes em nosso mundo ao ler este quadrinho e que não se emocione em seu fim. Espero que a série atinja cada vez mais leitores, precisamos que as lições presentes nela sejam cada vez mais difundidas.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Neste link você encontra o review dos volumes anteriores.

Ficha Técnica

Editora : Panini
Tradução: Érico Assis
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 328
Preço: R$ 97,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

(Visited 1.134 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.