Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que mistura referências literárias, cinema e o processo de ser um autor de quadrinhos, feito por um dos autores mais interessantes da atualidade. A recomendação de hoje é A Gangue da Margem Esquerda, quadrinho escrito e desenhado por Jason.
A obra apresenta uma premissa muito inusitada: Os batalhadores quadrinistas Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Ezra Pound e James Joyce passam seus dias obstinadamente arte-finalizando quadro após quadro em suas grandes pranchetas brancas; e suas noites e madrugadas perambulando pelos cafés, onde discutem sobre a vida, o amor, os quadrinhos e como satisfazer uma mulher. Mas a vida é dura na Paris dos anos 1920. E então, um dia, Hemingway propõe que ele e seus amigos realizem um assalto.
Você prestou atenção no nome dos personagens, certo? No mundo idealizado por Jason, esses renomados escritores são na verdade quadrinistas, tendo transposto diversas grandes obras literárias para a nona arte. Com isso, ele tece diversos comentários sobre as obras como se fossem quadrinhos, trazendo um certo aspecto cômico para a história.
Como em outros de seus trabalhos, o mais interessante aqui não é exatamente a história, mas como ela é contada. Jason é um grande narrador gráfico, com forte influência da linha clara franco-belga, e neste trabalho ele brinca com a passagem do tempo para contar a história sob diversas perspectivas, fazendo uma bela homenagem a Stanley Kubrick e a obra prima O Grande Golpe, e também mostra como é competente ao trabalhar com o silêncio em alguns quadros, dizendo muito sem precisar de uma palavra sequer.
A editora Mino tem muitos méritos por ter apresentado o autor norueguês ao público brasileiro. O quadrinho apresenta capa cartão, papel off set de boa gramatura e não possui extras, sendo bem direta ao ponto. Como única crítica, diria que o preço da publicação é um pouco elevado para o que é apresentado, mas compreensível devido ao cenário editorial atual.
A Gangue da Margem Esquerda é um quadrinho muito divertido, que demonstra todo o talento de Jason e, não à toa, foi premiado pelo Eisner em 2007 na categoria Melhor Título Estrangeiro. Se você já é fã do autor, o trabalho é indispensável, e se você quer conhecê-lo, essa é uma boa porta de entrada.
P.S.: Recomendo a leitura da excelente entrevista com o autor feita pelo Ramon Vitral e publicada no site Vitralizado.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Mino
Tradução: Dandara Palankof
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 48
Preço: R$ 44,00
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024