Cowabunga! Se você foi criança entre os anos 80 e 90, é impossível que não tenha ouvido essa palavra, seja em um game, desenho animado, brinquedo ou filme. Isso porque Tartarugas Ninja é umas das franquias da cultura pop mais reconhecidas do mundo, tendo gerado diversos produtos derivados que causaram a paixão do público por personagens extremamente carismáticos. O que você pode não saber é que tudo isso surgiu nos quadrinhos escritos e desenhados por Peter Laird e Kevin Eastman, que teve seu primeiro volume de um total de seis publicado por aqui pela editora Pipoca e Nanquim.
Leonardo, Donatello, Michelangelo e Rafael são tartarugas que, após serem atingidas por um material radioativo, se transformam em figuras humanoides sendo treinadas pelo Mestre Splinter, um rato que os resgatou após o acidente e os treinou nas artes marciais. Após o árduo treinamento, as tartarugas são incumbidas por seu mestre a enfrentar o Destruidor, o responsável pela morte do mestre de Splinter. E assim tem início a saga das Tartarugas Ninja Mutantes Adolescentes.
É impressionante como uma franquia tão grande surgiu de quadrinhos independentes produzidos da forma mais amadora possível ainda nos anos 80, mais precisamente em 1983. Laird e Eastman compartilham tanto arte quanto roteiro em um trabalho sinérgico que emana amor por quadrinhos a cada virada de página. Eles referenciam muito o trabalho de Jack Kirby, utilizando um estilo narrativo que lembra muito o Rei dos quadrinhos (as tartarugas parecem saltar das páginas), mas também utilizam diversos elementos de outras obras, como filmes de ação e ficção científica, mostrando que estão produzindo uma obra de fã para fã.
Os autores cumprem o que prometem ao apresentarem uma história despretensiosa, que prende a atenção do leitor por mais malucas que sejam as ideias apresentadas. A total liberdade que Laird e Eastman tiveram foi essencial para que o trabalho deles expressasse sinceridade e muita energia. Tudo que tornou as Tartarugas Ninja populares já estava presente desde as primeiras histórias, seja o bom humor, seja as personalidades muito bem definidas, seja os coadjuvantes que são muito interessantes.
A edição da Pipoca e Nanquim é muito completa. Em capa dura e papel offset de ótima gramatura, ainda apresenta extras sensacionais nos quais Laird e Eastman discutem sobre como foi a produção de cada história, quais foram suas influências e o motivo de certas escolhas terem sido feitas. Esse tipo de material sempre ajuda o leitor a imergir ainda mais na obra.
Esse primeiro volume da coleção das Tartarugas Ninja, que será concluída em seis volumes, mostra como criadores apaixonados puderam conceber histórias empolgantes e despretensiosas que originaram uma das franquias mais famosas da cultura pop. Se você está procurando um quadrinho divertido e também curte esses personagens, essa será uma baita leitura.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Jeremias Giacomo
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 324
Preço: R$ 89,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024