Recomendação da Semana – Hard Boiled

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho de ação frenética, escrito por um dos nomes mais renomados da mídia e desenhado por um dos mais inventivos artistas do mercado norte-americano. A recomendação de hoje é Hard Boiled, quadrinho escrito por Frank Miller, desenhado por Geof Darrow e com cores de Claude Legris.

A história se passa em Los Angeles no ano de 2079 e é protagonizada por Carl Seltz, um pacato investigador de seguros, pai dedicado e marido exemplar, Nixon, um cobrador de impostos homicida que não tem receio em transformar qualquer lugar que esteja em um verdadeiro matadouro, e Unidade Quatro, o mais avançado modelo de robô que representa esperança aos trabalhadores mecânicos do futuro. Entretanto, esses três personagens podem ser manifestações da personalidade de uma mesma pessoa ou efeito resultante de um mal funcionamento do simulador de um androide psicopata…

Frank Miller é um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, embora faça um bom tempo que ele não produza uma obra muito relevante e que tenha agido de forma desprezível em certos momentos. Em Hard Boiled ele apresenta uma história sem grandes ambições, com o objetivo de apenas divertir o leitor, mas mesmo assim faz referências a obras muito questionadoras, como os livros de Philip K. Dick. Miller sabe como conduzir a trama de forma que o ritmo não caia em nenhum momento, lembrando um bom filme de ação, e prendendo o leitor até a virada da última página.

Você pode nunca ter lido um quadrinho com a arte de Geof Darrow, mas já deve ter tido contato com seu trabalho, já que ele foi responsável pelas artes conceituais da trilogia Matrix. Entretanto, seu trabalho nos quadrinhos é igualmente relevante. Darrow possui um traço repleto de detalhes, o que impressiona principalmente nas cenas de ação, nas quais cada impacto e representando nos diversos destroços que voam para todo canto dos quadros. Sua narrativa é muito bem cadenciada, ele sabe como acelerar e desacelerar a trama nos momentos necessários, além de agregar muito bem algumas técnicas de Frank Miller ao longo das páginas. É visível a influência de artistas europeus oriundos de revistas como a Heavy Metal, como Enki Bilal, Moebius e Philippe Druillet, em seu trabalho e a sua própria influência em outros grandes artistas como Frank Quitely e Rafael Grampá.

A edição da Devir possui capa cartonada, papel couché e alguns poucos extras, como alguns esboços de Geof Darrow entre os capítulos da obra. A edição já está há um bom tempo sem reimpressão (a edição alvo desse texto é de 2008), mas é relativamente fácil encontrá-la nos estoques das Comic Shops do país. Isso pode indicar que o quadrinho não vendeu muito e que por isso não haja planos de republicação.

Se você quer ler um trabalho mais descompromissado de Frank Miller, mas com qualidade, ou conhecer o trabalho de Geof Darrow, Hard Boiled é uma leitura interessante. Intenso e frenético, é um quadrinho de ação que está entre os melhores do gênero.

Você pode adquirir esse quadrinho na Comix, aproveite para apoiar uma loja de quadrinhos 😉

Ficha técnica

Editora: Devir
Tradução: Reinaldo Fraga
Ano de lançamento: 2008
Páginas: 128
Preço: R$45,00

(Visited 479 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.