Às vezes é legal uma leitura descompromissada, que tenha como o único objetivo entreter, sem grandes pretensões, não é mesmo? E não pense que é fácil conceber uma obra assim, ainda mais uma que seja interessante e mantenha a atenção do leitor, seja por uma história intrigante, seja por uma narrativa com o mínimo de inventividade. Easy Breezy, quadrinho da chinesa Yi Yang publicado pela editora Comix Zone, é um bom exemplo desse tipo de obra simples e bem feita.
A história de Easy Breezy se desenrola em uma pequena cidade no nordeste da China, durante os anos 1990. Yang Kuaikuai, um estudante do ensino médio exemplar, se vê envolvido no roubo de uma van junto com Li Yu, um valentão de sua classe, e Tio Ya, um vigarista local. Ao tentar vender o veículo, o trio descobre que uma garotinha está dormindo no interior da van e percebem que ela foi sequestrada por um verdadeiro criminoso. Agora, o grupo precisa escapar tanto do sequestrador, determinado a recuperar a pequena Yun Duo, quanto da polícia, que está procurando pela garota desaparecida
A primeira coisa que chama a atenção no roteiro é a forma com que Yang consegue ao mesmo tempo misturar várias influências, sendo as mais latentes Katsuhiro Otomo (autor de Akira) e Taiyo Matsumoto (autor de obras como Ping Pong e Tekkon Kinkreet), e uma originalidade que traz mais personalidade para sua história. Ela consegue alternar entre alguns tipos de história como road trip e investigação policial, envolvendo esses gêneros com humor,o que torna a trama muito divertida, assim como os personagens são carismáticos e fazem com que você torça por eles. Você nem sente o tempo passar durante a leitura, qual é a capacidade da autora de envolver o leitor na trama.
Mencionei duas influências de mangakás que Yang teve para o roteiro, e elas também se apresentam em sua arte, mas há também um certo quê de Geof Darrow (do excelente Hard Boiled), algo que se apresenta como uma mistura no mínimo inusitada e que ao mesmo tempo reforça a personalidade da autora, que tem um traço ágil e narrativa dinâmica que não deixa o ritmo cair em nenhum momento. Um outro elemento notável nas páginas é o uso das cores, que as deixam mais vivas e frenéticas.
A edição da Comix Zone possui um formato que lembra um livro, papel offset de alta gramatura, capa cartonada com orelhas e acompanha um bookplate, sem extras. A publicação fez parte de uma iniciativa da editora em apostar em um formato mais econômico, o que é sempre bem-vindo num mercado no qual os preços só aumentam, e merece elogios por tentar esse tipo de formato com uma autora inédita no Brasil, o que pode ajudar a tornar as leituras do público mais diversas.
Yi Yang estreia com o pé direito no mercado brasileiro em Easy Breezy, uma autora que sabe mesclar suas influências com sua própria personalidade, apresentando um trabalho que remete a grandes autores, mas que também soa como novidade. Com narrativa empolgante, é aquele tipo de quadrinho divertido que é bom consumir de vez em quando.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha Técnica
Editora: Comix Zone
Tradução: Fernando Paz
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 184
Preço: R$74,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024