Velvet – Uma espiã nada comum!

Você já deve ter tido contato com histórias protagonizadas pelo arquétipo de “o melhor espião do mundo”, como James Bond e Ethan Hunt, sempre rodeados de muita ação e belas mulheres, esse tipo de personagem parece invencível. Em Velvet, a dupla Ed Brubaker e Steve Epting (responsáveis por uma aclamada fase do Capitão América), com as cores de Elisabeth Breitweiser, subvertem esse tipo de história ao apresentar uma trama em que esse agente quase invencível morre logo de cara e a investigação de seu assassinato é coordenado por uma secretária da agência de espionagem, que é muito mais do que aparenta.


A história inicia em meio à Guerra Fria com o assassinato do agente X-14, o melhor espião da CAR-7, a maior e mais secreta agência de espionagem do mundo. O que inicialmente aparenta ser a mera consequência de alguma missão mal sucedida logo se transforma em um caso que pode abalar o governo dos EUA, visto que as razões para o assassinato do agente controem uma trilha que leva até as mais altas lideranças do país. E quem conduz a investigação é Velvet, apresentada como a simples secretária do líder da CAR-7 mas que ao longo da trama se mostra como sua arma mais letal.

Ed Brubaker é um mestre das histórias de crime e aqui ele apresenta um thriller de espionagem que remete às melhores obras do gênero, uma trama que envolve o leitor na busca da protagonista pelas respostas do crime que ela está investigando e que aos poucos vão colocando sua vida em risco, com um clima de tensão que se torna ainda mais palpável a cada virada de página. Ele também aproveita para subverter alguns estereótipos das histórias de espiões ao utilizar uma personagem feminina que geralmente fica escanteada, mas que aqui assume o protagonismo e que se prova até melhor que qualquer homem executando a mesma função. 

Steve Epting parece ter nascido para desenhar esse tipo de história, sua arte é essencial para criar a ambientação noir em meio a Guerra Fria, transportando o leitor para aquele período através das paisagens, veículos e roupas que os personagens estão usando. Sua narrativa é muito bem construída, alternando entre momentos calmos e outros repletos de ação de forma natural, com alguns recursos visuais particulares que tornam o seu trabalho bem característico. As cores de Elisabeth Breitweiser são a cereja do bolo, imprimindo a estética de suspense através de tons pouco saturados.

A edição da Mino reúne as 15 edições da série em papel couché e capa dura. Com relação aos extras, estão presentes as capas originais da série, um posfácio de Ed Brubaker sobre a produção da série, alguns esboços de Steve Epting e dois textos de Jess Nevins, um autor especialista em literatura pulp, nos quais ele contextualiza a produção de histórias de espiões ambientadas na Guerra Fria e a subversão do arquétipo da parceira do espião ao longo dos anos. O trabalho editorial é competente.

Velvet é uma boa porta de entrada para os trabalhos autorais de Ed Brubaker e mais uma prova de que ele é um dos grandes autores da atualidade, principalmente em histórias criminais. Se você é fã de boas histórias de espiões, esse é um prato cheio sem sombra de dúvidas. Espero que tenhamos mais histórias de Velvet no futuro (como o próprio Brubaker menciona em seu posfácio), é uma personagem muito interessante.

 

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha Técnica

Editora: Mino
Tradução: Dandara Palankof
Ano de lançamento: 2023
Páginas: 416
Preço: R$239,90

 

(Visited 6 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.

Latest posts by Lucas Araújo (see all)