A Mão Verde e Outras Histórias – O surrealismo dos quadrinhos pelas mãos de uma grande autora!

É admirável ver que o mercado de quadrinhos nacional está atingindo um certo nível de amadurecimento, com o surgimento de novas editoras que estão apostando cada vez mais em autores inéditos ou pouquíssimo publicados no Brasil, propiciando ao leitor a possibilidade de conhecer grandes nomes dos quadrinhos do mundo inteiro. Esse é o caso de Nicole Claveloux, que teve A Mão Verde e Outras Histórias recentemente publicada por aqui pela editora Comix Zone.

Como indica o nome do quadrinho, esta é uma compilação de histórias produzidas pela autora ao longo de sua carreira. A que dá nome à publicação, A Mão Verde, Claveloux se junta à roteirista Édith Zha para produzir uma história com toques surrealistas e totalmente subjetiva. Em uma sinopse rápida, acompanhamos a história de uma mulher casada com um pássaro que certo dia resolve criar uma planta para tentar salvar seu relacionamento. Segundo a vendedora da planta, somente aqueles com a mão verde possuem a capacidade de criar plantas. A planta acaba morrendo e desencadeia a separação dos dois, fazendo com que o leitor acompanhe uma viagem completamente surrealista de descobrimento dos dois personagens e uma grande transformação de ambos (não se apegue em tentar entender a história, esse não é o objetivo da obra). O restante das histórias se divide em paródias de fábulas infantis e histórias que buscam questionar certos aspectos da cidade através de narrativas pouco convencionais.

Nicole Claveloux pode não ser muito conhecida por aqui, mas é uma das autoras mais importantes dos quadrinhos franceses, sendo uma das referências quando se fala em quadrinhos psicodélicos e surrealistas, tendo sido publicada na renomada Métal Hurlant, lar de gênios como Phillip Druillet, Moebius e Chantal Montellier, e também na Ah! Nana, uma importante revista feminista publicada pela Humanoïdes Associés entre 1976 e 1978 na qual Montellier também foi publicada (sendo uma de suas fundadoras). Em A Mão Verde e Outras Histórias a autora busca criar tramas que falam sobre a passagem do tempo e sobre as perdas ao longo da vida em uma analogia com plantas e fenômenos da natureza, assim como o papel da mulher na sociedade, a maternidade, o machismo e as frivolidades de fábulas infantis. Em muitos momentos, Claveloux não apresenta qualquer pudor em provocar e chocar o leitor das mais diversas formas, seja em temáticas, seja graficamente.

E falando nisso, é preciso ressaltar o talento da autora no que tange aos seus desenhos. O traço de Claveloux  é poderoso tanto colorido quanto em preto em branco, belo e sujo ao mesmo tempo e perfeitamente adequado para representar as cenas mais psicodélicas imaginadas pela quadrinista. Narrativamente, Claveloux imprime um interessante contraste em uma disposição de quadros que de certa forma é tradicional com o traço surrealista. Um trabalho gráfico que enche os olhos e imprime muita personalidade, é muito pouco provável que você já tenha visto algo parecido em qualquer outra publicação de outros artistas.

A publicação da Comix Zone possui capa dura, papel offset de boa gramatura e um prefácio escrito por Jean-Louis Gauthey que contextualiza a importância do trabalho de Claveloux e sua parceria com Édith Zha. Como mencionei no início do texto, a Comix Zone merece elogios por ser ousada em seu catálogo, apostando em autores inéditos ou pouco conhecidos e auxiliando no amadurecimento do mercado brasileiro de quadrinhos.

A Mão Verde e Outras Histórias pode ser uma obra que não agrada todo tipo de leitor, mas que recompensa aqueles que se interessem por uma narrativa surrealista que os leve a refletir sobre a sociedade e que propicia uma experiência única em quadrinhos. Espero que tenhamos outras obras de Nicole Claveloux publicadas por aqui, o impacto de seu trabalho é algo muito bem-vindo.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI . Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Comix Zone
Tradução: Fernando Paz
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 96
Preço: R$89,90

(Visited 485 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.