Laerte é um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais. É preciso abrir o texto com essa constatação, já que a lendária artista está na ativa ao longo dos últimos 50 anos e acho pouco improvável que você nunca tenha ouvido falar dela, seja por suas tiras na Folha, pelo trabalho na revista Chiclete com Banana, pela parceria com Glauco e Angeli ou pelo popular meme do “Laerte não entendi”. A Noite dos Palhaços Mudos, publicado pela editora Conrad, é o resgate de um dos clássicos produzidos por essa mente genial.
Originalmente publicada nas páginas da revista Circo no ano de 1987, essa história aborda uma dupla de palhaços que vai resgatar um terceiro membro de sua trupe da casa de homens que parecem uma mistura de burocratas com seguranças de shopping. E é isso, não há muito mais a se contar.
Entretanto, essa simples sinopse esconde uma história que segue a linha que Laerte apresentou ao longo de sua carreira, com humor e fortes contornos políticos. Produzida pouco após o fim da ditadura militar, o quadrinho reflete as cicatrizes ainda muito presentes na sociedade da época, principalmente no que tange à perseguição sofrida por artistas durante o regime militar e à intolerância e preconceito contra qualquer tipo de minoria, que infelizmente continua até os dias de hoje.
A arte de Laerte é muito detalhada, brincando com contrastes não apenas com o uso do preto e branco, mas também à escolha de traço utilizado para representar os diferentes personagens. Narrativamente, a história prende o leitor a cada virada de página mesmo com uma disposição de quadros pouco arrojada, já que o que chama a atenção é a forma como os personagens se movimentam, trazendo fluidez para a trama.
A publicação faz parte do selo HQ Para Todos, uma das iniciativas editoriais mais interessantes a serem criadas nos últimos anos no mercado brasileiro. Nesse selo a editora Conrad publica verdadeiras pérolas por preços bastante módicos (A Noite dos Palhaços Mudos, por exemplo, custa apenas R$ 9,90) com o objetivo de atingir o maior público possível. Essa publicação além de incluir a história original, também inclui a continuação A Volta dos Palhaços Mudos e também um ótimo texto de Guilherme Kroll, que apresenta a obra e o contexto de sua produção, funcionando como um belo complemento da leitura.
A Noite dos Palhaços Mudos é uma pérola dos quadrinhos, uma ótima oportunidade para contemplar o talento da Laerte e um exemplo de como publicar um clássico para a maior quantidade de leitores possíveis. Laerte sempre tem muito a dizer e acho importante que todos ouçam.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha Técnica
Editora: Conrad
Ano de lançamento: 2023
Páginas: 32
Preço: R$9,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024
- As Guerras de Lucas – Como George Lucas criou sua obra prima! - 31 de agosto de 2024