Quem tem um animal de estimação sabe como eles são ótimas companhias e como podem nos alegrar quando estamos passando por um momento difícil. Em Cães, quadrinho de Keum Suk Gendry-Kim publicado pela editora Pipoca e Nanquim, vemos um relato profundo e sensível sobre essa relação complexa entre humanos e seus queridos animais de estimação.
Nessa obra, a autora sul-coreana baseia a história em suas próprias experiências com animais de estimação. Inicialmente relutante em adotar um cachorro, ela acaba sendo convencida por seu companheiro e aprende como o amor incondicional dos animais acaba transformando o coração de seus donos, tornando-os pessoas mais sensíveis.
Por falar em sensibilidade, a autora já demonstrou em seus trabalhos anteriores publicados por aqui que essa é uma característica fundamental em suas obras. Em Cães, ela denuncia os maus tratos à animais que acontecem ao seu redor, mas sem apelar para a exposição gráfica do sofrimento desses animais, sempre retratando com muito cuidado o que ela vê de errado no mundo. Aliás, ela demonstra muita coragem e honestidade ao confrontar um aspecto cultural polêmico de seu país: o consumo da carne de cachorros, uma prática que pode ser desconcertante para quem não está familiarizado com essa perspectiva cultural, e que traz uma reflexão interessante: ora, se considerarmos essa prática cruel com essa espécie, porque também não consideramos com outras? Há algumas pinceladas sobre como existe racismo quando se discute esse hábito dos coreanos por parte dos ocidentais.
O aspecto autobiográfico da narrativa também traz mais imersão, autenticidade e identificação para quem possui ou já possuiu um pet. Essa abordagem faz com que as emoções ao longo da obra sejam ainda mais impactantes, já que em muitos momentos elas parecem ter sido compartilhadas com o leitor.
A arte de Gendry-Kim é magnífica. Cada página é bem pensada, com o traço característico da autora permeando cada cena. A atenção aos detalhes é notável, especialmente nas cenas de chuva e nos momentos mais sombrios da narrativa. A habilidade da autora em transmitir emoções através de seu estilo de pincelada é verdadeiramente impactante, fazendo com que o leitor mergulhe ainda mais na obra.
A edição da Pipoca Nanquim possui capa dura, sobrecapa e papel offset, com extras que em sua maioria se tratam de fotos dos animais da autora que foram a inspiração da obra. Sempre que posso, gosto de enaltecer a iniciativa da editora por apresentar Keum Suk Gendry-Kim aos leitores brasileiros, um dos grandes nomes do quadrinho contemporâneo.
Cães é uma obra que, além de discutir a relação entre humanos e seus animais de estimação, mostra como essa relação impacta em diversos aspectos da vida humana, como o cultural, e transcende fronteiras. Mais um ótimo exemplo do talento de Keum Suk Gendry-Kim, uma autora que se você ainda não conhece, não pode perder a oportunidade.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Yun Jung Im
Ano de lançamento: 2023
Páginas: 244
Preço: R$79,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024