Cidade de Vidro – Um experimento narrativo!

Os quadrinhos propiciam diversas possibilidades apenas limitadas pela criatividade dos autores. Quando grandes artistas se unem para produzir uma obra que quebra alguns padrões, o resultado é sempre, no mínimo, interessante. Esse é o caso de Cidade de Vidro, quadrinho de Paul Karasik e David Mazzucchelli baseado no romance de Paul Auster, lançado por aqui pela editora Mino.

Quinn é um autor que escreve livros de mistério sob o pseudônimo de William Wilson e vive solitariamente após a morte de sua mulher e filho. Após receber uma série de ligações destinadas a um certo Paul Auster, Quinn decide assumir a identidade de Auster e acaba envolvido em uma trama investigativa que lhe revelará a crueldade do ser humano e fará com que ele tenha que agir como o protetor de um filho contra os perigos apresentados por seu pai.

O roteiro de Paul Karasik é intrincado, amarrando os acontecimentos em uma trama repleta de metalinguagem e metáforas que cria camadas nas quais o leitor ficará muito envolvido, como se fosse um labirinto de ideias. O protagonista acaba inserido em uma série de eventos que se assemelham aos livros que escreve, como se houvesse uma história dentro  da história, e que acabam por colocá-lo no papel de seu próprio criador. Parece complicado? Talvez um pouco, mas Karasik sabe como conduzir a história de forma com que isso seja compreensível, com muitos toques de Paul Auster, é claro.

Você deve conhecer o trabalho de David Mazzucchelli por trabalhos como Batman – Ano Um e Demolidor – A Queda de Murdock, mas aqui ele apresenta um estilo bem diferente dessas obras mais conhecidas. Um traço mais simplificado que se adequa a uma narrativa inovadora, que quebra certos padrões e adiciona ainda mais elementos ao roteiro de Karasik. É impressionante como o artista conseguiu levar os quadrinhos além do convencional, sendo necessário que o leitor preste atenção aos detalhes de cada quadro para que compreenda toda sua versatilidade e cuidado. Simplesmente genial.

A edição da Mino possui capa dura e papel offset de alta gramatura, em um trabalho editorial muito competente. Com relação à extras, há um ótimo prefácio de Art Spiegelman, o renomado autor de Maus, no qual ele comenta sobre a produção da obra e como ela adapta e ao mesmo tempo cria uma nova versão do trabalho de Paul Auster.

Cidade de Vidro é um quadrinho que mostra o potencial da mídia e que apresenta possibilidades muito interessantes da narrativa gráfica. Se você está buscando leituras que fujam do convencional, a obra de Auster, Karasik e Mazzucchelli vai te impressionar. É o tipo de obra que não se vê todo dia.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Mino
Tradução: Thiago Lins
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 144
Preço: R$59,43

(Visited 407 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.