A vida às vezes pode nos pregar peças, quando algo inesperado acontece e começamos a ver tudo com uma outra perspectiva. Como disse John Lennon certa vez “a vida é aquilo que acontece enquanto estamos ocupados fazendo outros planos”. Partindo dessa premissa, o quadrinista francês Fabien Toulmé concebeu Duas Vidas, obra publicada por aqui pela editora Nemo que debate a finitude da vida de forma poética e impactante.
Nesse quadrinho acompanhamos a história de dois irmãos, Baudouin e Luc, que são muito diferentes. Enquanto Bandouin tem um emprego monótono e sufocante na área jurídica, Luc viaja o mundo exercendo a medicina. Certo dia Luc vai a Paris, onde vive seu irmão, para tentar convencê-lo a se divertir mais e não ficar tão preso ao trabalho, vivendo de forma mais leve. Entretanto, o que muda a perspectiva de Bandouin sobre a vida é a descoberta de um tumor que o levará a ter poucos meses restantes de vida. Com isso em mente, ele irá abandonar tudo e viajar pelo mundo com o irmão em uma jornada de autodescoberta.
Toulmé é hábil em apresentar uma história sobre o amor entre irmãos e relações familiares, falando sobre como certos acontecimentos podem nos aproximar de nossas famílias, principalmente quando contemplamos nossa finitude. Como mencionei anteriormente, esse tipo de acontecimento faz com que nossa perspectiva sobre a vida mude, o que acaba impactando nossa relação com as pessoas ao nosso redor.
Ainda sobre essa questão de finitude, o autor nos mostra como temos que fazer certas escolhas que não queremos durante nossas vidas, mas que às vezes é necessário realmente fazer o que queremos para que possamos viver de forma mais prazerosa. O autor conduz a trama de forma muito envolvente, apresentando elementos de forma sutil que geram um dos finais mais impactantes que eu já vi em uma obra (de qualquer mídia).
Com relação à arte, o traço e a narrativa de Toulmé não são muito ousados, mas funcionam para retratar o cotidiano, seguindo o estilo da linha clara européia. Em alguns momentos, parece que você está vendo uma animação devido à fluidez de seu trabalho. Aqui a máxima do “menos é mais” se apresenta em seu melhor aspecto.
A publicação da editora Nemo possui o formato livro, papel offset, sem extras e com uma breve biografia do autor. A editora vem se destacando por montar um belo catálogo, bastante focado em obras europeias, e vem publicando o trabalho de Toulmé de forma consistente há alguns anos, o que facilita com que os leitores brasileiros conheçam o trabalho desse autor.
Duas Vidas é um trabalho que demonstra todo o talento de Fabien Toulmé, traz uma nova perspectiva de vida para o leitor e também apresenta um grande aprendizado. Um quadrinho que você não pode deixar de conferir, sem dúvidas.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Nemo
Tradução: Jeremias Giacomo
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 272
Preço: R$84,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024