É muito difícil manter a qualidade em uma série de quadrinhos mensal, geralmente essas publicações apresentam altos e baixos decorrentes da maneira quase industrial em que são produzidas. Entretanto, há alguns escritores diferenciados que não só conseguem manter um bom nível de qualidade, mas também trazem uma melhora capítulo a capítulo. Esse com certeza é o caso de Jason Aaron em Escalpo, contando com a parceria de R. M. Guéra na arte.
Neste segundo volume da série seguimos acompanhando a rotina de Dash Cavalo Ruim como um policial infiltrado na reserva Rosa da Pradaria investigando seu líder, o controverso Lincoln Corvo Vermelho. Com a morte de sua mãe, Dash tem que conviver com a dor da perda e também com as diversas pressões que sofre, tanto de Corvo vermelho quanto de seus chefes no FBI, o que que vai aos poucos destruindo sua saúde mental. Ao mesmo tempo, Corvo Vermelho tem de prestar contas a quem financiou a construção de seu Cassino, tendo que lidar com assassinos muito peculiares.
Um dos grandes méritos de Escalpo, além da história intrigante, é a excelente construção de personagens. Neste volume Aaron continua adicionando camadas à Dash, que vai deixando aos poucos a impressão de ser um simples valentão e mostrando uma face mais sensível, mas também coloca o foco em outros personagens, como Corvo Vermelho, o policial Queda D’Água e o jovem Dino Urso Pobre. Aliás, a forma com que o roteirista explora o chefe da reserva, fazendo-o se tornar uma espécie de coprotagonista da série, é muito interessante, deixando um pouco o aspecto vilanesco de lado (afinal, não há vilões aqui) e mostrando um pouco de seu passado, seu relacionamento com a mãe de Dash e suas motivações, fazendo com que o leitor entenda suas ações.
Além dos ótimos roteiros de Aaron, Escalpo se destaca bastante pela ótima arte de R. M. Guéra. O artista espanhol é muito preciso ao mostrar o clima de Rosa da Pradaria, é como se você pudesse sentir o calor da região saindo das páginas, além de possuir um traço sujo e sombrio que combina bastante com o aspecto realista da série. Não é coincidência que os pontos baixos desse volume ocorrem por causa dos artistas convidados, David Furno e John Paul Leon, que não conseguem atingir o mesmo nível de qualidade.
A edição da Panini faz jus à história, com capa dura, papel de ótima qualidade e extras que variam entre um ótimo prefácio escrito por Ed Brubaker (conhecido por seu trabalho com Capitão América, Demolidor, a ótima série Gotham City Contra o Crime e a série autoral Criminal), estudos de personagem e esboços de páginas. Também não há o que se queixar sobre o trabalho de revisão, que foi bem feito nesta publicação.
Escalpo segue como uma das minhas séries favoritas da Vertigo e ainda me intriga que nenhum canal de televisão tenha demonstrado interesse em adaptá-la para TV, principalmente a HBO (embora tenha havido a gravação de um piloto que não foi pra frente no canal WGN). Leitura simplesmente indispensável.
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Ficha técnica
Editora : Panini
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 320
Preço: R$120,00
Lucas Araújo
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