Horácio é o personagem mais pessoal criado por Mauricio de Sousa, já que durante muitos anos foi somente ele que desenhou e escreveu suas histórias, colocando muitos de seus pensamentos e filosofias de vida nas tramas. O autor que fosse designado para produzir uma história do Horácio deveria ser muito respeitoso e competente para honrar o legado de Mauricio e dar sua própria visão sobre o personagem. E esse é o caso de Fabio Coala, autor da Graphic MSP Horácio – Mãe.
Neste quadrinho, acompanhamos a aventura de Horácio em busca de sua mãe, pois o dinossaurinho acredita que cresceu sozinho não por abandono, mas sim por algo ter acontecido e obrigado sua mãe a se separar dele. Ao longo de sua jornada, ele terá a ajuda de Napinho e Tecodonte, um pequeno e corajoso mamífero e um dinossauro altruísta respectivamente, para enfrentar os desafios que encontrará.
Fabio Coala constrói uma trama que lembra bastante alguns filmes da Pixar, mantendo muito do aspecto mais filosófico do personagem, mas empregando seu próprio estilo e visão. Muito dos pensamentos de Horácio sobre liberdade, obstinação e seguir regras idiotas só porque são antigas, podem ser empregados em nosso dia a dia. O autor sabe como trabalhar o relacionamento entre os personagens, torna-los cativantes e entregar um final surpreendente que emociona o leitor. A relação entre Horácio e sua mãe é tratada com sensibilidade ímpar, demonstrando toda a resiliência que o pequeno dinossauro possui para poder encontrá-la.
Além do bom roteiro, a arte de Coala também merece destaque. Seu traço é belíssimo, reforçando o aspecto de animação que mencionei, e sua narrativa é inventiva em diversos momentos, com o autor utilizando as cores para alternar entre as épocas nas quais a história se passa e utilizando elementos do cenário para fazer a divisão entre os quadros. Cada virada de página é deslumbrante.
A publicação possui o característico acabamento do selo, tanto em capa cartão quanto em capa dura, e um ótimo trabalho editorial de Sidney Gusman, o idealizador do selo. Como extras, temos alguns detalhes do processo criativo do autor, da criação da capa e algumas informações sobre a criação de Horácio e a primeira história escrita por Mauricio protagonizada pelo personagem. Há também uma completa biografia do autor para que o leitor possa conhecer mais sobre seus trabalhos.
Horácio-Mãe é um quadrinho que emociona e que traz reflexões muito contundentes. Mauricio não poderia ter tido escolha melhor para, como ele mesmo diz, emprestar seu mais precioso brinquedo. Com certeza irei atrás de mais trabalhos de Fabio Coala, é um autor que tem muito a dizer.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Panini
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 96
Preço: R$41,90 (capa dura)/ R$34,90 (capa cartonada)
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024