Muitas vezes o brilho de um quadrinho não está necessariamente na história que é contada e sim na forma como ela é contada. Quando um autor domina os recursos dessa mídia, ele pode aplicar uma grande inventividade para prender a atenção do leitor, fazendo com que sua obra se destaque. E é exatamente isso que acontece em Imbatível, quadrinho escrito e desenhado por Pascal Jousselin e colorido por Laurence Croix, que teve seu primeiro volume, com o subtítulo Justiça e Legumes Frescos, publicado por aqui pela editora Nanabooks.
Imbatível é chamado por seu autor de o único verdadeiro super-heróis dos quadrinhos, já que seu poder consiste em usar os recursos dessa mídia. Não, você não leu errado. Em uma sequência de histórias curtas, muitas de apenas uma página, Imbatível se utiliza de recursos como perspectiva, balonamento, diagramação e virada de páginas para encarar desafios que vão desde resgatar um gato preso em uma árvore até treinar um ajudante e enfrentar super vilões.
Pascal Jousselin não apresenta roteiros sofisticados, bem longe disso, suas histórias consistem em situações simples que de certa forma são clichês em histórias de super-heróis, apresentadas com grandes doses de humor. Entretanto, embora envolto em um clima leve, o autor tece críticas políticas e sociais sutis (e às vezes nem tanto) que adicionam camadas para histórias aparentemente infantis.
Com relação à arte, Jousselin aposta no estilo linha clara (que ficou famoso pelas histórias de Tintin, feitas por Hergé) e numa diagramação de página bem tradicional. Entretanto, como mencionei, é na narrativa que ele se destaca, pois parece que o autor tem uma criatividade infinita, já que brinca com tudo, desde a questão de simultaneidade dos quadrinhos, com seu protagonista transitando entre o tempo e espaço, até o uso do balonamento, da perspectiva e da virada de página para que seu personagem enfrente desafios de forma pouco usual, com uma evidente quebra da quebra parede. O autor até transcende a questão da narrativa, chegando a brincar com o design gráfico do quadrinho, visto que até mesmo uma página propositalmente rasgada é inserida como elemento de uma das histórias. Coisa de gênio.
A publicação da editora Nanabooks, que na verdade é um selo da editora Saber e Ler, possui formato europeu, capa cartonada e papel offset, sem extras, com um trabalho de revisão competente. Essa é a primeira aposta da editora com quadrinhos e já começaram com o pé direito, espero que sigam com a publicação da série que possui ao todo três álbuns até o momento.
Imbatível – Justiça e Legumes Frescos é um quadrinho para todos os públicos, uma brincadeira narrativa que traz certo frescor para a mídia e que demonstra que há ainda muito a ser explorado. Ao quebrar certos padrões, Pascal Jousselin apresenta uma obra ímpar que diverte pelo humor leve e impacta pela criatividade presente em cada página.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Nanabooks
Tradução: Cristina Fernandes
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 48
Preço: R$52,30
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Um Bairro Distante – Você faria algo diferente? - 17 de janeiro de 2025
- O Eternauta – O poder de um clássico! - 20 de dezembro de 2024
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024