Orlandeli é um autor com muita sensibilidade, uma caraterística que o permite tratar sobre os mais diversos temas e sempre emocionar os leitores que têm contato com as páginas de seus quadrinhos. Em seu mais recente trabalho, Mais Uma História Para o Velho Smith, a história se repete ao apresentar a história de um simpático marinheiro que está em busca de sua última aventura.
Smith é conhecido por sempre que volta de suas viagens em alto mar, contar fantásticas histórias que parecem nunca se esgotar. Entretanto, certo dia essas histórias começam a desaparecer de sua mente e para alguém que é conhecido como um grande contador de histórias isso é inadmissível. Ele sabe que deve voltar ao mar, nem que seja a última vez, já que é lá que as grandes histórias estão.
A cada virada de página o leitor percebe que a história não é exatamente o que se apresenta nesta breve sinopse e testemunha mais uma vez o poder que Orlandeli tem em contar histórias que podem se relacionar profundamente com cada um de nós. É uma trama que fala sobre a busca pela identidade, memórias e qual o destino de nossas lembranças quando elas vão embora. As memórias estarem presas no fundo do mar é uma metáfora muito perspicaz sobre um lugar que podemos ver, mas que é muito difícil de alcançar.
Mas além disso, também nos é apresentada uma história sobre o amor de um pai e seu filho e o quanto o amor nesse tipo de relação pode levar à experiências que marcam por toda uma vida. É tudo muito bem conectado, feito de uma forma muito bonita e emocionante, coisa de quem sabe muito bem o que está fazendo.
E isso não se resume apenas ao roteiro, é claro, mas também na questão da arte. Narrativamente, Orlandeli é um autor muito único, o seu jeito de compor as páginas, muitas vezes não se prendendo a uma divisão por quadros, faz com que o leitor mergulhe na leitura e seu estilo artístico, cheio de identidade, enche os olhos ao envolver o leitor em um clima lúdico.
O quadrinho foi publicado de forma independente, sendo financiado pelo Catarse. Possui capa dura, papel offset e alguns extras que detalham o processo de criação da obra. O trabalho editorial é competente, mostrando que, mesmo sem o apoio de uma editora, o autor teve cuidado em entregar algo de qualidade.
Mais Uma História para o Velho Smith é uma demonstração de que Orlandeli é um dos grandes nomes do quadrinho brasileiro, um autor com muita identidade e com uma capacidade de emocionar os leitores sempre que lança um trabalho. Já estou ansioso para o próximo.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI .
Ficha técnica
Editora: Publicação independente
Ano de lançamento: 2024
Páginas: 128
Preço: R$65,00