No último Sábado, dia 16 de Setembro, rolou o Nerd Nation, evento organizado por uma parceria entre a Comic Boom, o Distopia Cast e o pessoal do Tênis Clube Paulista (que sediou o evento). Eu e o Ricardo estivemos por lá e agora vou falar um pouco sobre o que aconteceu por lá.
Vocês devem se lembrar do Amigos e Quadrinhos, evento que também era co-organizado pelo pessoal do Distopia Cast. O Nerd Nation seguiu um formato parecido com painéis sobre diversos assuntos da Cultura Pop, concurso de cosplayers, estandes de lojistas e um mini Artists’ Alley.
O espaço no qual aconteceu o evento era razoavelmente grande e os organizadores souberam aproveitá-lo, pois os estandes estavam bem distribuídos e era bem fácil andar pelo evento, nada de tumulto ou dificuldade de locomoção nos corredores. Entre os lojistas que compareceram ao evento estavam o Comic Hunter, com muitos quadrinhos disponíveis, As Baratas, com excelentes camisetas, e é claro a Comic Boom, com bons descontos e materiais que não se encontram mais em lugar nenhum.
Na parte dos artistas grandes nomes do mercado nacional, e até internacional, marcaram presença. Paulo Crumbim e Cristina Eiko, autores de Penadinho – Vida e Quadrinhos A2, Rod Reis, desenhista e colorista conhecido por trabalhos como Aquaman (em parceria com Ivan Reis e Joe Prado) e a recente e polêmica saga da Marvel Império Secreto, estavam autografando e fazendo sketchs para os fãs. Sam Hart, desenhista inglês que mora no Brasil, também marcou presença e foi bastante procurado devido ao recente lançamento de Atômica pela editora Darkside, HQ que inspirou o filme de Charlize Theron (e sobre a qual comentarei mais detalhadamente em outro texto). Ainda tivemos também a presença da editora Draco com seus mais recentes lançamentos e de outros autores do cenário nacional.
Dentre esses artistas, aquele com quem mais conversei foi Rod Reis. Batemos um papo sobre os trabalhos dele, a transição de colorista para artista e os planos futuros. Ele me disse que está bem feliz na Marvel e com a valorização que a editora está proporcionando para seu trabalho, visto que ele já teve uma série de capas próprias na editora e que recentemente escreveu a principal saga da editora no ano. Perguntei sobre personagens com os quais ele gostaria de trabalhar e ele mencionou que acha a iniciativa Young Animal da DC muito interessante pois traz o clima da Vertigo clássica de volta. Ele disse que fazer uma série do Constantine neste selo seria bem legal.
Nos painéis houveram bate papos sobre diversos assuntos, de quadrinhos à séries de TV, e com diversos youtubers de quadrinhos como convidados. Vinicius do 2Quadrinhos, Gabriel Gnann do Entretenimento Ácido, Fernando Bedin do Central HQs e o pessoal do Pipoca e Nanquim foram alguns dos convidados. Os editores da Panini, Levi Trindade e Carol Pimentel, também marcaram presença e falaram um pouco sobre os planos da editora e futuros lançamentos.
Aliás, a conversa com os editores foi um dos pontos altos do evento. Eles esclareceram os problemas referentes a distribuição de quadrinhos e o novo modelo que a Panini está seguindo, prometendo ser mais eficiente. Também ficamos sabendo que 2018 é um ano que promete na parte de lançamentos e relançamentos. Aguardem por Justiceiro Max de Garth Ennis, Mestre do Kung Fu, O Monstro do Pântano de Alan Moore em papel LWC e um lançamento que o Levi disse que não poderia comentar muito pois o contrato ainda não está assinado, mas deu uma pista: Começa com uma letra pouco usada aqui no Brasil e, na opinião deste redator, também envolve Zumbis e uma famosa série de TV, segundo o que ouvi de pessoas envolvidas no meio editorial. Mas deixo claro que esse é apenas um palpite e os editores NÃO confirmaram nada.
Pontos negativos? Bem, o evento se saiu muito bem no que se propôs a fazer. Uma questão que sempre critico, o alto preço de alimentos, não aconteceu no evento já que a lanchonete localizada dentro do local apresentava preços muito honestos. Talvez como ponto a ser melhorado nas próximas edições pode-se destacar os equipamentos de som utilizados nas palestras, mas nada que tenha prejudicado a experiência.
É importante que iniciativas como o Nerd Nation sejam incentivadas pois são excelentes pontos de encontro para amantes da Cultura Pop. Espero que o evento cresça cada vez mais e estou curioso para ver o que os organizadores estão planejando para as próximas edições, que eu recomendo que você não perca.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024