OPINIÃO: Intensidade dramática destaca “Confirmação”

No último sábado, 16, a HBO exibiu mundialmente o telefilme Confirmação, protagonizado por Kerry Washington – estrela da série Scandal. O filme retrata, com riqueza de detalhes, a história de Anita Hill e Clarence Thomas. O último, estava prestes a assumir a Suprema Corte, quando, após tentativas de setores da sociedade, Anita Hill veio a público e o acusou de abuso sexual. A história tomou espaço nacional nos EUA e a mídia transmitiu toda a declaração de ambos ao vivo e ininterruptamente – anos depois visto com maior intensidade no caso OJ Simpson.

O filme trata bem mais do que abuso sexual. Ele fala sobre racismo e empoderamento feminino, além de discutir o poder da mídia em uma situação em que ambos podem estar falando a verdade ou mentindo. O roteiro de Susannah Grant é enriquecido pela riqueza de detalhes, com uma abertura que chama atenção – afinal, a premissa é apresentada pouco a pouco durante o longa-metragem dirigido por Rick Famuyiwa. Algumas cenas se destacam pela simplicidade, outras pela intensidade dramática – como a da leitura do testemunho de Hill.

Famuyiwa não pretende revolucionar a direção dos telefilmes e, por isso, usa as técnicas já conhecidas – belos closes e planos abertos para apresentar os cenários. As cenas na corte, durante o julgamento, são bem elaboradas, com um ótimo time entre os atores. A direção de elenco é primorosa, com retrato praticamente fiel da realidade. Colocando em destaque as atuações, tudo parece estar sendo transmitido em real time e que todo o processo está acontecendo novamente. Mérito.

Como já foi dito anteriormente, as atuações foram os destaques. Tantos nomes poderiam ser citados aqui, que o texto iria parecer mais uma lista de chamada que uma crítica fílmica. Mas vamos tentar colocar em destaque três atores. Primeiramente, Wendell Pierce, com uma composição perfeita e caracterização primorosa do homem em questão. Alison Wright se destaca como a esposa de Clarence: mistura dúvida e apoio em cenas muito bem construídas. E, claro, Kerry Washington, que em momento algum lembra a personagem da série Scandal – com a qual ela estava no ar enquanto gravava o telefilme. Suas pausas, seu olhar, seus gestos contribuíram para a veracidade de Anita Hill.

O filme está disponível na HBO a qualquer hora. Vale a pena conferir.

Avaliação do Filme: 9.0

Até a próxima, cinéfilos 🙂

(Visited 159 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Montez Olivero

Montez Olivero é estudante de cinema de Recife, Pernambuco. Escreve sobre as estreias da semana para você ficar por dentro do mundo da sétima arte. Viciado em filmes e séries a ponto de não responder mensagens por estar imerso neste mundo. Ou seja, um cinéfilo e seriador apaixonado e maníaco.

Latest posts by Montez Olivero (see all)