Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho muito interessante, que demonstra uma nunca antes explorada de seu protagonista. A recomendação de hoje é Batman – Veneno, quadrinho escrito por Dennis O’Neil, arte de Trevor Von Eeden e Russell Braun e arte-final de José Luiz García-López.
Em Veneno, Batman terá que confrontar sua própria humanidade ao perceber que mesmo com seu treinamento e recursos, ele ainda possui limites. Ao se sentir frustrado ao não conseguir salvar uma jovem por não ter a força necessária para tal, ele acaba recorrendo ao esteroide altamente viciante chamado Veneno. Entretanto, ele perceberá que a força sobre-humana tem seu preço e verá todos aspectos de sua vida destruídos pelo vício, se questionando se isso vale a pena.
Dennis O’Neil, provavelmente o autor mais importante na história do Batman depois de Bill Finger e que infelizmente nos deixou recentemente, demonstra todo seu conhecimento sobre o personagem, ao construir uma trama que aborda o Batman confrontando seus limites e questionando se suas ações são suficientes para torna-lo um herói. O confronto com o vício durante a trama também demonstra toda a determinação inerente ao personagem e como isso o ajuda a superar seus desafios, por mais desgastante que seja.
Quanto à arte, ela é bastante comum, seguindo muito o padrão que estamos acostumados a ver em quadrinhos de super-heróis. Embora tenhamos o grande García-López na equipe de arte, seu trabalho acaba não ficando muito evidente no resultado final. Ainda assim, a arte é competente ao conduzir a trama proposta pelo roteiro, mesmo sem grande brilho.
É importante destacar que Veneno faz parte de uma série chamada Legends of the Dark Knight, que tinha o objetivo de publicar arcos fechados do personagem no seu início de carreira e conta com alguns grandes nomes da indústria nas histórias. Algumas delas foram publicadas aqui pela editora Abril, mas até o momento a Panini publicou apenas Xamã e Veneno, o que é muito pouco se tratando de uma série tão longeva. Espero que as publicações tenham tido sucesso e que vejamos mais títulos da série por aqui.
Por falar em Panini, o trabalho editorial aqui é muito bom. No formato de capa cartão e papel couché, a editora conseguiu trazer a história em um formato bastante acessível, o que espero que atraia os leitores. É bom elogiar esse tipo de iniciativa para que a editora continue apostando nisso.
Batman-Veneno é uma história indispensável para qualquer fã do personagem, explorando aspectos raramente vistos na história do personagem. Um quadrinho de super-herói muito bem feito, o que, infelizmente, está se tornando cada vez mais raro.
Ficha técnica
Editora: Panini
Tradução: Leonardo “Kitsune” Camargo
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 136
Preço: R$22,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024