Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que mescla um estilo retrô e um jeito moderno de se fazer quadrinhos para homenagear vários super-heróis em uma equipe que lembra bastante o Esquadrão Suicida. A recomendação de hoje é Copra, quadrinho escrito e desenhado por Michel Fiffe.
Copra é uma equipe que age por baixo dos panos, realizando as mais diversas missões determinadas pelo governo dos EUA. Seus membros possuem as mais diversas habilidades, desde perícia com armas até o controle de artes místicas, e são considerados descartáveis, já que em sua maioria são meros criminosos que buscam diminuir o tempo de suas penas. Durante uma missão, a Copra acaba sendo envolvida em uma trama que envolverá traição, a busca por um cristal místico, viagens interdimensionais e a descoberta que nem tudo parece ser o que é.
Michel Fiffe é um artista ímpar. Ao mesmo tempo que apresenta muita originalidade em seu estilo, ele presta explícitas homenagens a artistas como Steve Ditko, Jack Kirby e Jim Steranko, construindo páginas que emanam energia, como os quadrinhos produzidos por esses grandes mestres também faziam. Sua narrativa é muito afiada, com diversas brincadeiras com o layout de página e a interligação dos quadros. É um verdadeiro respiro em meio a uma indústria que se tornou muito padronizada ao longo dos anos, salvo raras exceções.
Não há homenagens apenas a artistas na obra, mas também a personagens que são facilmente reconhecidos. Amanda Waller, Justiceiro, Pistoleiro, Doutor Estranho, Senhor Destino, entre outros, são homenageados ao longo das páginas de maneira muito natural, é visível que Fiffe está se divertindo contando sua história como se fosse uma criança brincando com seus bonecos e criando seus próprios crossovers.
Não sou só eu que estou tecendo elogios a Copra, na contracapa dos volumes há várias avaliações muito positivas de grandes nomes da indústria como Brian Michael Bendis, Matt Fraction, Klaus Janson e Joe Casey. Quando autores desse nível comentam positivamente um quadrinho, você deveria no mínimo prestar atenção no que estão falando, não é mesmo?
O quadrinho foi publicado por aqui pela editora Pipoca e Nanquim, que inicialmente lançou os dois primeiros volumes da série, que continua em publicação nos EUA (num total de cinco volumes por enquanto, publicados inicialmente de forma independente e posteriormente compilados pela Image Comics). As publicações possuem capa cartonada, papel couché de boa gramatura, sem extras.
Copra é um quadrinho pra todo leitor que gosta de boas histórias de super-heróis, mas que busca algo diferente feito com esse tipo de personagem. Michel Fiffe é um autor que você deveria conhecer o trabalho e espero que tenhamos outras obras dele publicadas por aqui. É sempre bom termos um ar fresco em meio a obras que sempre apostam no mais do mesmo. Copra definitivamente é o quadrinho de super-heróis que você deveria estar lendo.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI (vol1) e AQUI(vol2). Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Érico Assis
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 164 (cada volume)
Preço: R$49,90 (cada volume)
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024