Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho escrito e desenhado por um dos autores mais ovacionados das últimas décadas, sendo um verdadeiro divisor de águas em sua carreira. A recomendação de hoje é Escapo, quadrinho escrito e desenhado por Paul Pope.
Escapo, nome artístico de Vic, é um extraordinário mestre de fugas de circo, capaz de escapar de qualquer armadilha que lhe impõem. Entretanto, chega um dia no qual ele enfrenta seu maior desafio e terá que fugir de sua própria morte. Mas a questão é: por quanto tempo ele conseguirá fazer isso?
A história do quadrinho é bastante simples, até porque o foco aqui não é contar algo que vá mudar a vida do leitor, mas sim demonstrar toda a inventividade narrativa que Paul Pope possui, e nisso o trabalho é muito bem sucedido.
A arte de Pope é uma mistura de Jack Kirby (não é à toa que o protagonista lembre tanto o Senhor Milagre), o que era produzido na revista Heavy Metal e mangás. É um pouco difícil de explicar a arte de Pope em palavras, mas é preciso dizer que ela possui uma energia bastante singular, com cada página sendo um novo acontecimento para o leitor. Além de seu traço apresentar diversas influências que juntas produzem um resultado ímpar, o artista também brilha na questão narrativa, apresentando composições de quadros pouco usuais, viradas de páginas impactantes e uma estética muito particular.
Isso tudo é ainda mais impressionante se considerarmos que este é o primeiro trabalho de fôlego produzido por Pope. É raro que um artista acerte tanto já em uma estreia e ainda mais impressionante como seu trabalho foi se transformando ao longo dos anos, tornando-se ainda melhor, embora infelizmente sua produção não seja muito extensa.
A editora Mino acertou muito ao trazer este trabalho para o mercado brasileiro e também por ter anunciado que irá publicar toda a obra de Pope em ordem cronológica por aqui (claro, desconsiderando trabalhos que estão com seus direitos associados à editoras como Marvel e DC). O trabalho editorial da publicação foi muito bem feito, com um acabamento muito bonito e um posfácio escrito pelo quadrinista Pedro Cobiaco que contextualiza muito bem a importância de Paul Pope para o mercado de quadrinhos.
Escapo é uma boa porta de entrada para se conhecer o trabalho de Paul Pope. Aqui já é possível ver toda a inventividade do quadrinista e ter uma noção do que ele faria posteriormente na indústria. Se você quer ver algumas experimentações narrativas bastante impactantes, está é uma leitura indispensável.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Mino
Tradução: Dandara Palankof
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 96
Preço: R$59,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024