Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um emocionante quadrinho que fala sobre a morte e relações familiares. A recomendação de hoje é La Dansarina, quadrinho escrito por Lillo Parra e desenhado por Jefferson Costa.
A história se passa no ano de 1918 em São Paulo quando a La Dansarina, como era conhecida a gripe espanhola, está matando sem parar e indistintamente. O jovem Petro contrai a doença e fica acamado durante semanas, mas quando acorda recuperado descobre que sua mãe foi uma das vitimas fatais. Ela é esquecida pelo serviço funerário, que está sobrecarregado devido ao alto numero de mortes causados pela doença, e Petro decide dar um funeral digno à sua mãe, mas para isso terá que arrastar o corpo dela por uma cidade devastada. E é a partir deste plot que temos a construção de uma emocionante fábula sobre o amor de filho por sua mãe em meio a uma grande tragédia.
O roteiro de Lillo é brilhante, uma verdadeira aula de sensibilidade e realismo fantástico. O autor alterna entre linhas temporais, já que a história se passa tanto no tempo presente, com Petro mais idoso, quanto em sua jornada ainda criança, e com isso fecha o ciclo dos personagens de maneira muito bela e completa. Ele sabe como ser lúdico ou realista nos momentos certos, constrói diálogos precisos e emocionantes na medida certa e conseguiu fazer um dos fechamentos mais bonitos que eu já vi numa história em quadrinhos. O cara sem dúvidas é muito talentoso.
Eu sou fã de Jefferson Costa desde que li o excepcional Jeremias – Pele, mas acho que aqui ele fez um trabalho ainda mais bonito. Ele tem um ótimo controle da narrativa, um traço muito bonito, com uma evidente influência dos mangás, e um uso das cores que é preciso em representar as emoções dos personagens, além de deixar muito claro o que é fantasioso e o que é real, mas é claro que também consegue gerar a dúvida no leitor em alguns momentos. Jefferson definitivamente é um dos melhores artistas do cenário atual de quadrinhos no Brasil.
A edição da Marsupial é bastante interessante, em capa cartonada, papel offset e extras muito agregadores, como uma ótima introdução escrita por Marcelo Campos, famoso quadrinista brasileiro e proprietário da Quanta Academia de Artes, e também um posfácio escrito pelo Lillo Parra que elucida bastante o processo de criação do quadrinho, quais foram as ideias dele e do Jefferson, quanto tempo demoraram pra produzir o quadrinho e etc. Eu particularmente gosto bastante quando as publicações contêm esse tipo de extra.
La Dansarina é um quadrinho indispensável na prateleira de qualquer leitor de quadrinhos, sendo um dos grandes exemplares do quadrinho nacional. Belo e emocionante, você sentirá aquele calorzinho no coração ao finalizar a leitura. Não perca tempo e leia.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora : Marsupial
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 136
Preço: R$ 112,00
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024