Recomendação da Semana – Memórias de Marnie

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um brilhante filme de animação japonês, produzido por um dos estúdios mais reconhecidos por obras nesse estilo. A recomendação de hoje é Memórias de Marnie, filme dirigido por Hiromasa Yonebayashi, escrito por Masashi Ando, Keiko Niwa e Hiromasa Yonebayashi, e produzido pelo Studio Ghibli.

No filme acompanhamos Anna, uma garota de 12 anos que, para tratar sua asma, vai passar férias numa cidade do interior na casa de parentes. Ela é uma pessoa solitária com dificuldades de fazer amizades, passando a maior parte fazendo seus desenhos. Na cidade, ela conhece Marnie, uma garota que mora em uma mansão localizada em uma ilha isolada e com a qual ela desenvolve uma forte amizade e consegue se abrir. Conforme os dias vão se passando, Anna descobre cada vez mais coisas sobre a vida Marnie e verá que ela não é exatamente quem parece ser.

Hiromasa Yonebayashi já havia apresentado um trabalho interessante com Mundo dos Pequeninos, seu primeiro filme produzido pelo Studio Ghibli, mas é em Memórias de Marnie que o cineasta demonstra todo seu talento. A trama é bastante intrincada, com reviravoltas que surpreendem o espectador, e trata uma relação de amizade de maneira muito bela e sensível, trazendo emoção e identificação a qualquer um que tenha tido um grande amigo na infância. O diretor sabe como conduzir o filme na alternância de cenas mais realistas com outras mais lúdicas, apresentando momentos em que é um pouco difícil diferenciar uma das outras, mas que emocionam e levam a um final catártico.

Para você ter uma noção do talento de Yonebayashi, Memórias de Marnie é o único filme do Studio Ghibli indicado ao Oscar que não foi dirigido nem por Isao Takahata e nem por Hayao Miyazaki. Infelizmente, o estúdio japonês e conhecido por não dar muito espaço a novos diretores, mesmo talentosos, o que fez com que Yonebayashi fosse produzir seus filmes no Studio Ponoc, fundado por Yoshiaki Nishimura, antigo produtor de filmes do Studio Ghibli. Pelo Studio Ponoc, ele já fez Mary e a Flor da Feiticeira (Mary to Majo no Hana), que foi muito elogiado pela crítica.

Como eu comentei em outros textos sobre os filmes do Studio Ghibli, aproveite que quase todos eles estão disponíveis no catálogo da Netflix e assista Memórias de Marnie. Você irá se emocionar ao acompanhar essa bela história sobre amizade. Não esqueça a caixa de lenços, a pipoca e veja.

Ficha Técnica

Duração: 103 minutos
Estúdio: Studio Ghibli
Direção:
Hiromasa Yonebayashi
Roteiro: Masashi Ando, Keiko Niwa e Hiromasa Yonebayashi
Elenco: Sara Takatsuki, Kasumi Arimura, Hana Sugisaki, Hitomi Kuroki, Moryama Ryoko, Nanako Matsushima, Susumu Terajima, Toshie Negishi, Kazuko Yoshiyuki, Ken Yasuda, Yo Oizumi, Takuma Otoo, Hiroyuki Morisaki

(Visited 511 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.