Salve Justiceiros!
Bem-vindos a mais uma Recomendação da semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. E hoje recomendarei uma HQ meio obscura de um grande nome dos quadrinhos dos anos 80/90. Estou falando do Namor de John Byrne!
Namor é uma dos primeiros super-heróis da Marvel, mesmo tendo sido criado por Bill Everett em 1939 (muito antes do início oficial do Universo Marvel com o Quarteto Fantástico) e sendo tratado como um vilão. Ele realizou diversos ataques contra a superfície e teve um clássico confronto com o Tocha Humana Original, o que gerou o primeiro crossover entre personagens da Marvel (que ainda se chamava Timely na época).
Após muitos anos e tentativas de emplacar uma série solo (inclusive uma de suas séries era escrita por Roy Thomas e desenhada por John Buscema, a dupla de Conan) John Byrne ficou responsável por escrever e desenhar uma nova série solo do personagem. Era o começo de uma fase bastante interessante do personagem.
Byrne resolveu explorar assuntos não muito comuns em histórias do personagem transformando-o em um empresário preocupado com a preservação ambiental, principalmente dos mares. Além disso, Byrne resolveu dar uma explicação para justificar as oscilações de humor de Namor: Quanto mais tempo o personagem passa longe da água, mais instável se torna seu comportamento (meio bobo eu sei, mas até que faz um pouco de sentido nas histórias).
E se o personagem se tornou um empresário interessado em questões ambientais nada mais justo que os vilões sejam empresários que não veem com bons olhos essa postura do Rei de Atlântida, não é mesmo? Os embates serão bem mais intelectuais do que físicos ( mesmo que ainda tenha muita porrada rs), com personagens tentando manipular Namor para que ele abandone esta postura firme. Gostei dessa abordagem que foge da fórmula “Herói sai na porrada com o vilão para resolver os problemas” e que tentou trazer frescor a um personagem tão antigo.
Não preciso dizer que se você for um fã de Byrne, assim como eu, esse material é indispensável. O primeiro arco dessa fase foi lançado pela Salvat na coleção de capa vermelha e caso você esteja procurando algum material para começar a ler sobre o personagem, esse encadernado é uma boa pedida (mesmo que eu não acredite que existem muitas pessoas procurando algo do Namor para ler rs). A Coluna de recomendações volta semana que vem.
Ficha Técnica
Editora : Salvat
Ano de lançamento: 2015
Páginas: 200
Preço: R$36,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024