Salve justiceiros!
Bem-vindos a mais uma Recomendação da semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje falarei sobre um dos quadrinhos mais inteligentes e malucos que já li. A recomendação dessa semana é Planetary, escrito por Warren Ellis e desenhada por John Cassaday.
É um pouco complicado resumir sobre o que é Planetary, mas basicamente é o seguinte: Um super grupo composto de 3 pessoas, Elijah Snow, que pode manipular gelo e sofre de amnésia, Jaquita Wagner, super forte e invulnerável, e o Baterista, um cara estranho capaz de conversar com máquinas, que investiga casos estranhos (pra dizer no mínimo). E você deve estar se perguntando “Tá, mas o que tem demais nisso?”, bem o mais interessante é que todos os casos investigados pelo grupo trazem elementos que referenciam a cultura Pop.
Inicialmente cada história trata sobre um caso, funcionando como uma história fechada. Você vai encontrar de tudo: Monstros gigantes japoneses, as origens de super-heróis clássicos um pouco deturpadas, Sherlock Holmes, o alinhamento de acontecimentos históricos relacionados à obras da época (como o surgimento dos heróis Pulp), o períodos sombrio dos quadrinhos nos anos 80… Pra quem estudou na escola de referências de Steve Rogers, esta HQ é um prato cheio.
Conforme as histórias vão avançando vamos conhecendo um pouco mais sobre a organização Planetary, o que ela exatamente faz e o porquê de Elijah Sofrer com amnésia, além de conhecermos os vilões da história: uma versão maligna do Quarteto Fantástico. Chega um momento em que conceitos de física Quântica são assimilados à história e confesso que chegou em um nível de loucura que eu não consegui entender muito bem rs, mesmo assim a história mantém o alto nível até o final.
Warren Ellis está inspiradíssimo nos roteiros, explorando diversos temas que inicialmente você não consegue correlacionar, mas com o avançar das histórias fica tudo bem amarrado, além de explorar a metalinguagem de maneira muito inteligente para tecer comentários sobre a indústria de quadrinhos. John Cassaday é um dos meus artistas favoritos e talvez este seja seu melhor trabalho, já que ele brinca diversas vezes com a arte, fazendo referências à grandes artistas como Moebius e adaptando a arte de acordo com a temática de cada história. É uma perfeita sintonia entre escritor e artista.
A série foi lançada completa aqui no Brasil pela Panini em 4 encadernados, além de 2 encadernados com spin-offs da série, um com o crossover com a Liga da Justiça e o Authority e outro com o crossover com o Batman. Desses, li apenas o do Batman e super recomendo, é uma viagem por várias versões do personagem. Aliás, se você quiser apenas experimentar a série pra ver se vale a pena, recomendo a leitura dessa edição.
Planetary não é uma leitura para iniciantes, é preciso ter certa bagagem pra apreciá-la por completo e mesmo assim você pode ficar com várias dúvidas. De qualquer forma, considero esta obra um dos melhores quadrinhos escritos neste século e deve constar na prateleira de qualquer um que seja apaixonado por essa mídia. Já leu? O que você achou? Deixe aí nos comentários. Nossa coluna de recomendações volta semana que vem.
Editora : Panini
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 160(em média)
Volumes publicados: 4
Preço: entre R$ 19,90 e R$ 24,90
Onde encontrar: Bancas e lojas especializadas
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024