Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um filme produzido por um famoso estúdio de animação japonês, entretanto não é tão comentando quanto outros medalhões produzidos por eles. A recomendação de hoje é Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins, filme escrito e dirigido por Isao Takahata e produzido pelo Studio Ghibli.
De maneira alegórica e muito bem-humorada, o filme retrata como tanukis transmorfos, uma figura vinda do folclore japonês, se unem para evitar que a floresta na qual vivem seja devastada por tratores comandados por investidores gananciosos.
Eu já havia comentado quando falei sobre o também ótimo Meus Vizinhos, os Yamadas, que quando falamos sobre Studio Ghibli, logo lembramos das obras produzidas por Hayao Miyazaki, como A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, O Castelo Animado e Meu Vizinho Totoro. Entretanto, o estúdio não se resume apenas a essas obras, tendo várias outras um pouco escondidas em seu catálogo, como os diversos filmes dirigidos por Isao Takahata, um de seus fundadores.
Em Pom Poko, Takahata apresenta uma história que pode soar um pouco simples quando se analisa superficialmente, vendo apenas guaxinins engraçadinhos engabelando humanos, mas que traz uma mensagem muito atual. É impressionante e um pouco triste como um filme produzido á quase trinta anos (1994), ainda permanece atual ao criticar como o capitalismo faz com que os seres humanos desprezem a natureza e que não se importem em destruí-la contanto que possam construir empreendimentos lucrativos. Além disso, a destruição ambiental acaba destruindo a casa de diversas espécies de animais, causando um grande desequilíbrio na natureza e a extinção dessas criaturas. Essa crítica é ainda mais contundente para nós brasileiros, principalmente se pensarmos que temos um governo que não se preocupa com meio ambiente e um ministro do meio ambiente sendo investigado por tráfico ilegal de madeira e que incentiva a destruição de nossa fauna e flora.
Falando um pouco sobre os aspectos técnicos, o filme traz a tradicional qualidade das produções do Studio Ghibli, com uma animação muito fluída que continua muito atual. É interessante a forma com que, utilizando um traço fofinho, a obra apresenta um contraste entre o tema sério que aborda e o carisma e bom humor que seus protagonistas apresentam, atingindo as mais diversas faixas etárias de público.
Pom Poko é uma obra que ganha ainda mais forças nos dias de hoje e que merece ser assistida. Aproveite que quase todo o catálogo do Studio Ghibli está disponível na Netflix e confira tanto esse quanto todos os outros filmes que eles produziram. A viagem será repleta de aprendizados.
Ficha Técnica
Duração: 119 minutos
Estúdio: Studio Ghibli
Direção: Isao Takahata
Roteiro: Isao Takahata
Elenco: Makoto Nonomura, Yuriko Ishida, Norihei Miki. Shigeru Izumiya
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024