Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um filme de um de meus gêneros favoritos, o faroeste, que faz uma mescla bastante interessante com terror e violência. A recomendação de hoje é Rastro de Maldade (no original, Bone Tomahawk), filme escrito e dirigido por S. Craig Zahler.
A sinopse do longa é bastante instigante: Em uma pequena cidade do Velho Oeste americano, uma garota é sequestrada por uma tribo de canibais. Um experiente Xerife, seu velho ajudante, um pistoleiro e o marido da vítima se unem em uma expedição para resgatá-la, sem qualquer expectativa de como essa jornada irá terminar.
O grande destaque do filme é sem dúvida seu idealizador. S. Craig Zahler é brilhante em conduzir a história de forma bastante cadenciada, fazendo com que ela cresça conforme os personagens adentram um território desconhecido. A tensão é crescente e mantêm o expectador preso à história, ao passo que o diretor também não tem receio nenhum de mostrar a violência quando necessário. Além disso, ele não brilha apenas na direção, com bom controle da narrativa e belíssimos planos abertos (clássicos do gênero), mas também com o roteiro repleto de excelentes diálogos, que remetem muito ao trabalho de outros cineastas renomados, como Quentin Tarantino e Aaron Sorkin. É impressionante como ele conseguiu fazer um filme desse nível com um orçamento de apenas 1,8 milhões de dólares, um valor irrisório se tomarmos como base a maioria das produções hollywoodianas.
O elenco é bastante enxuto, mas muito competente. Kurt Russel se saí muito bem como o veterano xerife Franklin Hunt, que já viu muita coisa em sua vida e está obstinado a realizar o resgate. Richard Jenkins traz um pequeno toque de humor ao filme como o auxiliar do Xerife, Deputy “Chicory” Kory, mas que também é muito leal e corajoso quando necessário. David Arquete interpreta o típico pistoleiro bon vivant na figura de Purvis, mas que se mostra bastante eficiente quando suas habilidades são requisitadas. Patrick Wilson, como Arthur O’Dwyer, é um marido desesperado, que quer resgatar sua esposa a todo custo, enfrentando uma grande limitação física em sua jornada.
Visceral, violento e intrigante, Rastro de Maldade é um filme que traz uma perspectiva diferente para seu gênero e que é uma novidade muito bem-vinda em uma indústria que parece ser cada vez mais pasteurizada. Ah, aproveite que o filme consta no catálogo da Netflix, com certeza é uma das joias escondidas no catálogo do serviço de streaming.
Ficha Técnica
Duração: 132 minutos
Estúdio: Caliber Media Company
Direção: S. Craig Zahler
Roteiro: S. Craig Zahler
Elenco: Kurt Russell, Patrick Wilson, Matthew Fox, Lili Simmons, Richard Jenkins, Evan Jonigkeit, Kathryn Morris, Sid Haig, David Arquette, Fred Melamed
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024