Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho protagonizado pelo mais filosófico personagem da Marvel, escrito por um dos roteiristas mais aclamados da atualidade e ilustrada por um artista com bastante personalidade no traço. A recomendação de hoje é Sufista Prateado: Escuridão, quadrinho escrito por Donny Cates e desenhado por Tradd Moore.
Durante a leitura do testamento de Thanos, que foi assassinado por sua filha Gamora, a Ordem Negra, a milícia particular de Thanos, ataca os convidados e os abre um buraco negro no meio da cerimônia. Alguns dos maiores heróis do cosmo vão parar nesse abismo, entre eles o Surfista Prateado, que precisa sobreviver a essa jornada pela escuridão.
Donny Cates tem sido um nome bastante comentado nos últimos anos quando se trata de quadrinhos de super-heróis, principalmente com Venom e Doutor Estranho, e em Escuridão ele justifica isso mostrando seu talento como escritor. Aqui ele constrói uma trama na qual o Surfista irá questionar sua fama como representante da morte na figura de um arauto de Galactus, com o conflito entre luz e sombra como plano de fundo. Cates sabe como evocar os conflitos filosóficos do personagem, que ficaram famosos nas mãos de Stan Lee (inclusive há uma bela homenagem ao escritor na história), e explora muito bem a culpa do personagem e o quão altruísta ele pode ser para proteger a vida no universo. Um trabalho competente, sem dúvidas.
Embora o trabalho de Cates chame a atenção, não é exagero dizer que o verdadeiro brilho desse quadrinho vem da espetacular arte de Tradd Moore. Ele possui um traço característico, muito psicodélico, e com uma narrativa que envolve o leitor de forma que poucos artistas conseguem. Em alguns momentos, remete à artistas como Moebius e Druillet e não seria estranho vê-lo publicando em revistas como a Heavy Metal.
A publicação da editora Panini tem formato econômico, com capa cartão e papel couché. Apresenta um trabalho editorial competente e, além da história, traz também extras que envolvem capas variantes e a biografia dos autores. A editora podia continuar investindo nesse formato para trazer histórias fechadas como essa, ainda que com o atual caos do mercado editorial, seja difícil manter o preço das publicações.
Surfista Prateado: Escuridão é uma ótima leitura para aqueles que já são fãs do personagem e pode servir de porta de entrada para novos leitores, já que não é necessário ter muito conhecimento da cronologia do personagem para compreender a história. Preste atenção no trabalho de Donny Cates, o cara realmente tem muito a dizer com suas histórias.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Panini
Tradução: Leonardo Camargo – ‘Kitsune’
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 120
Preço: R$20,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024