Recomendação da Semana – Sussurros do Coração

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é uma das várias pérolas do catálogo do Studio Ghibli, mas que, infelizmente, não é muito comentada quanto outras. A recomendação de hoje é Sussurros do Coração, filme dirigido por Yoshifumi Kondo e escrito por Hayao Miyazaki.

No filme acompanhamos a história de Shizuku Tsukishima, uma jovem de 14 anos que frequenta a Escola de Ensino Fundamental Mukaihara, que adora literatura e escrita criativa. Certa noite, analisando os cartões de locação em seus livros da biblioteca, ela percebe que todos foram lidos antes por alguém chamado Seiji Amasawa. Shizuki acaba conhecendo um garoto com o qual inicialmente tem um atrito devido a uma música que ela está escrevendo para o clube de literatura da escola, mas eles acabam percebendo que possuem mais afinidades do que diferenças e acabam se aproximando. Posteriormente, Shizuku descobre que esse garoto é o tal Seiji que leu os mesmos livros que ela.

Você pode nunca ter ouvido o nome de Yoshifumi Kondo, visto que o Studio Ghibli é mais conhecido pelo trabalho de Hayao Miyazaki e Isao Takahata, seus fundadores, mas Kondo trabalhou em diversas obras desses dois gênios. Aliás, Sussurros do Coração foi o primeiro filme do estúdio a não ser dirigido por nenhum dos dois, o que demonstra como Kondo era respeitado, chegando a ser cogitado como o substituto de Miyazaki quando esse se aposentasse. Infelizmente, ele faleceu precocemente aos 48 anos em 1998 e esse foi o único filme que ele dirigiu. Alguns dizem que isso foi devido ao excesso de trabalho e a pressão absurda exercida por Takahata, considerado um verdadeiro tirano no trabalho.

Boatos à parte, Kondo era realmente muito talentoso e isso fica visível na condução do filme. Utilizando todo o charme do roteiro escrito por Miyazaki, com seu clima leve de comédia romântica, o diretor apresenta a trama de forma muito carismática. Mesmo sendo leve, o filme traz questionamentos que todo mundo já teve quando jovem, sobre o futuro e o que fazer após terminar os estudos, brincando com o contraste entre os protagonistas. Além disso, há aquela magia especial que as grandes produções do Studio Ghibli possuem, que cativam o expectador seja pela identificação com a jornada dos personagens, seja pela beleza de certas cenas.

Kondo é muito hábil também em construir um relacionamento entre personagens e música, apresentando uma das cenas mais lindas que eu já vi relacionada ao tema em um filme. É impossível não ficar com a paródia de Take Me Home, Country Road, música originalmente cantada por Olivia Newton-John e aqui reproduzida na voz de Shizuku, na cabeça.

Aproveite que quase todo catálogo do Studio Ghibli está na Netflix, um dos grandes méritos do serviço, e aproveite para assistir Sussurros do Coração e para apreciar o trabalho de um grande diretor. É o filme perfeito para sentir aquele quentinho no coração, cada vez mais essencial nos tempos em que vivemos.

Ficha Técnica

Duração: 111 minutos
Estúdio: Studio Ghibli
Direção:
Yoshifumi Kondo
Roteiro: Hayao Miyazaki
Elenco: Yoko Honna, Issei Takahashi, Takashi Tachibana Shigeru Muroi, Shigeru Tsuyuguchi, Keiju Kobayashi

(Visited 442 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.