Recomendação da semana: The Beatles-Rubber Soul

RubberSoul

Bem vindos a mais um texto da coluna “Recomendação da semana”, na qual os colaboradores do Justiça Geek se revezam para fazer uma recomendação de algo interessante que tenha consumido durante a semana seja uma HQ, um livro, um filme, uma série, um jogo etc. E dessa vez vou falar de música, falarei sobre um dos álbuns mais legais da história da música, o álbum que me fez gostar dessa banda e é o meu favorito deles, falarei sobre Rubber Soul dos Beatles!

Eu poderia escrever um texto sobre esse álbum toda semana, já que quase sempre o ouço e descubro uma coisa nova. Porém é complicado falar de Beatles, já que dificilmente dá pra se falar algo que ainda não tenha sido dito sobre esta que é uma das mais influentes bandas de todos os tempos, além de que é uma banda com a qual a opinião das pessoas não apresenta meio termo: Ou você ama ou odeia.

Pois bem, dito isso vamos ao álbum. Rubber Soul é o sexto disco dos Beatles e marca o início da transição no aspecto musical da banda, saindo de músicas mais simples e com temas mais bobinhos (porém não são músicas ruins) e partindo para músicas que abordam questões mais filosóficas e que apresentam uma maior complexidade em sua estrutura.

John Lennon e Paul McCartney estão afiadíssimos aqui, apresentando belas canções, ora com abordagem mais filosófica como em “Nowhere man” e “In My Life” (Letras belíssimas de John Lennon), ora músicas com uma abordagem mais pop ou belas baladas, como “Michelle” (Paul tem a habilidade de fazer melodias belíssimas). Ressalto também que George Harrison traz duas músicas excelentes, sendo elas “Think For Yourself” (Que tem um pedal fuzz no baixo que é sensacional) e a excelente, uma de suas melhores composições,” If I Needed Someone”. E o Ringo, bem… é o Ringo né? xD.

Gosto de tudo nesse álbum, das influências de Bob Dylan que a banda recebeu, da ousadia na maneira de montar melodias, de tocar instrumentos, de utilizar novos instrumentos (como a sitar em “Nowerdian Wood”) as harmonias vocais. Esse é o álbum que melhor mescla as duas fases que os Beatles tiveram. Incrivelmente, quando se fala sobre a banda geralmente álbuns mais aclamados como “Sgt. Peppers”, ”White Album” e “Abbey Road” são lembrados deixando Rubber Soul um pouco de lado, mas este álbum não perde em nada para esses.

Recomendo que você ouça esse álbum, não uma vez mais várias. Garanto que não haverá arrependimentos e que a partir daqui você irá querer ouvir toda a discografia da banda, assim como aconteceu comigo. E você, o que andou lendo, assistindo, ouvindo ou jogando de legal nos últimos tempos? Já ouviu esse álbum? Também é fã dos Beatles? Deixe aí nos comentários a sua opinião. Até a próxima!

Setlist:

1. Drive My Car
2. Norwegian Wood (This Birs Has Flown)
3. You Won’t See Me
4. Nowhere Man
5. Think For Yourself
6. The Word
7. Michelle
8. What Goes On
9. Girl
10. I’m Looking Through You
11. In My Life
12. Wait
13. If I Needed Someone
14. Run For Your Life

John Lennon – Vocals, rhythm guitar, acoustic guitar, backin’ vocals, maracas, cowbell, tambourine
Paul McCartney – Vocals, lead and acoustic guitar, bass, fuzz bass, piano
George Harrison – Lead guitar, acoustic guitar, 12-string electric guitar, lead and backin’ vocals
Ringo Starr – Drums, tambourine, backin’ vocals, Hammond organ
George Martin – Piano

(Visited 329 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.