Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. E hoje recomendarei um excelente filme que trata sobre um tema importante, um show de dois atores talentosos que acabou rendendo o Oscar para um deles. Hoje recomendarei Filadélfia.
Andrew Beckett, interpretado por Tom Hanks, é um advogado que trabalha em uma renomada firma de advocacia da Filadélfia. Ele é bastante promissor em sua profissão, porém, ao contrair HIV e não conseguir mais esconder isto de seus patrões, é demitido e resolve processar a empresa. Andrew sofre preconceito não só por ter AIDS mas também por ser homossexual.
Muitos advogados recusam defender a causa de Andrew, mas ele encontra em Joe Miller, interpretado por Denzel Washington, alguém disposto a representá-lo no processo. Um fato interessante é que Joe é bastante preconceituoso e homofóbico, o que gera uma dicotomia que é trabalhada ao longo do filme.
O filme tem muitos méritos. Um deles é a sensibilidade com a qual trata de temas como o preconceito e como expõe o impacto social da AIDS, que era ainda mais acentuado na época que o filme foi lançado (1993). Outro ponto de destaque são as atuações dos dois protagonistas, simplesmente sensacionais. Tom Hanks demonstra todo o sofrimento pelo qual seu personagem passa, tanto fisicamente quanto psicologicamente, mas também exibe toda a coragem de Andrew tentando provar seu ponto perante a sociedade. Denzel Washington está no mesmo nível e consegue transmitir toda a raiva e preconceito que seu personagem apresenta em alguns momentos mas também a capacidade que ele tem de aprender com seus erros e em sua convivência com Andrew.
A direção de Jonathan Demme também é um ponto a ser destacado. Você deve conhecer o trabalho dele pelo excelente Silêncio dos Inocentes, com o qual ele ganhou um Oscar de melhor diretor. Em Filadélfia ele faz você se sentir como alguém próximo aos personagens, principalmente devido a uma caraterística sempre presente em seus filmes: os personagens olham diretamente para a câmera em alguns diálogos, com isso parece que eles estão falando diretamente com o espectador e faz com que a mensagem que o filme quer transmitir seja ainda mais poderosa. Tudo isso no filme é coroado pela excelente música original Streets Of Philadelphia da trilha sonora, composta por Bruce Springsteen.
Filadélfia é um belo filme, que merece ser visto diversas vezes. Com excelentes atuações, direção refinada e uma mensagem atemporal, é um dos grandes exemplares da década em que foi lançado. Você já assistiu? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários. A nossa coluna de recomendações volta semana que vem.
Ficha Técnica
Duração: 125 minutos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Ron Nyswaner
Elenco: Tom Hanks,Denzel Washington, Jason Robards ,Antonio Banderas ,Joanne Woodward, Robert W. Castle ,Mary Steenburgen, Ann Dowd, Charles Napier, Roberta Maxwell ,Buzz Kilman, Karen Finley , Robert Ridgely ,Bradley Whitford , Ron Vawter , Anna Deavere Smith, Tracey Walter, Julius Erving , Ed Rendell, Chandra Wilson , David Drake, Roger Corman.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024