Vivemos uma época, no mínimo, estranha. Rodeados por fake news que distorcem a realidade para boa parte da população, vemos maus governantes sendo eleitos, pessoas inocentes sendo incriminadas por crimes que não cometeram e uma certa instauração do caos na sociedade. Podemos ver muito disso em Sabrina, obra escrita e desenhada por Nick Drnaso que traz para o debate esses elementos dos tempos em que vivemos e mostra como o impacto disso na vida das pessoas pode ser gigantesco.
O quadrinho narra o misterioso desaparecimento da jovem Sabrina e acompanha os reflexos desse evento na vida das pessoas ao seu redor: a angústia de Teddy, o namorado, que passa os dias na cama imaginando o paradeiro da garota desaparecida, a tensão de seu amigo Calvin, um oficial da força aérea que se vê subitamente envolvido na trama e o desespero da irmã Sandra, em busca de notícias, recusando-se a aceitar o pior. Em meio ao sofrimento da família, os fóruns alimentam a internet com teorias conspiratórias sobre o caso e disseminam fake news que ganham repercussão cada vez maior, borrando os limites entre realidade e ficção.
A história de Dnaso é impactante pois funciona como uma observação sobre a sociedade na qual vivemos atualmente, muito guiada por dissimulações e distorções. É muito triste ver como as pessoas próximas de Sabrina tem seu sofrimento ampliado pelo seu desaparecimento por causa de mentiras sobre o caso, muitas delas disseminadas em redes sociais e fóruns, ao ponto de que as que sabem o que realmente aconteceu começam a dúvidas da própria percepção da realidade, sendo influenciadas por programas sensacionalistas que tendem a repetir uma mensagem até que ela seja presa à mente do expectador. E é ainda mais desesperador quando vemos que isso é facilmente transposto para o mundo real, repare em como certos grupos são incapazes de assimilar fatos simples, sempre buscando uma solução alternativa mirabolante para tudo.
Além dessa análise social, o autor é muito competente na condução da história em si, desde os diálogos muito bem montados, fazendo com que pareça que você está ouvindo os personagens falando, não simplesmente lendo, até seu traço bastante peculiar, mas que se alinha ao roteiro de forma orgânica ao roteiro. Preste muita atenção nos detalhes, muitos fatos importantes da trama não são necessariamente escritos, mas estão presentes no quadro, as vezes de forma sutil. Há também a imersão do leitor na história, muitas vezes você pode se sentir tenso e esperar que o pior vai acontecer porque entrou na mesma paranoia que alguns personagens. É um trabalho que só poder ser definido como brilhante, não à toa essa foi a primeira história em quadrinhos indicada ao Man Booker Prize, considerado o prêmio mais importante da literatura de língua inglesa.
A edição publicada por aqui pela Veneta é bastante direta ao ponto, temos o formato de luxa em capa dura, papel offset de boa gramatura, sem extras e com uma breve biografia de Nick Drnaso. A editora merece elogios por estar atenta no mercado editorial para publicar obras como essa, que não só entretém, mas que também levam à reflexão.
Sabrina é simplesmente indispensável, principalmente na situação na qual nos encontramos. É uma obra que incentiva a análise da sociedade e a reflexão sobre o impacto das fake news, desde em questões mais simples até as mais profundas, que levam à ascensão de facínoras e mortes. Deixa um gosto amargo que incomoda, mas que é extremamente necessário.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Veneta
Tradução: Érico Assis
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 208
Preço: R$ 119,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024