Histórias protagonizadas por adolescentes e crianças foram muito populares durante os anos 80, como nos filmes dirigidos por Steven Spielberg e John Landis, e voltaram a ter popularidade nos últimos anos, sendo a obra mais famosa a série Stranger Things da Netflix. Foi nesse tipo de história que James Tynion IV buscou influência para escrever Something Is Killing The Children, quadrinho desenhado por Werther Dell´Edera, com cores de Miquel Muerto, e que teve seu primeiro volume publicado por aqui pela editora Devir.
O quadrinho conta uma história no mínimo bizarra. James vive em Archer´s Peak, uma pequena cidade no interior dos EUA, e certo dia vai brincar com alguns amigos em uma casa abandonada. Algo terrível acontece e apenas James permanece vivo. A polícia investiga a situação para tentar entender se o garoto foi o responsável pela cruel morte de seus amigos ou se apenas é mais uma das vítimas de algum tipo de criatura misteriosa. Outras crianças da cidade também sofrem o mesmo tipo de ataque e a única forma de parar a matança é com a ajuda da jovem forasteira Erica Slaughter, cujo trabalho é matar terríveis monstros. Mas quem é ela, e de onde vieram essas criaturas, são apenas alguns dos mistérios que a história irá revelar ao longo das edições.
Embora receba críticas por seu trabalho com o Batman, James Tynion IV vem se destacando com trabalhos autorais no mercado norte-americano, tendo recebido o Eisner de melhor roteirista em 2020. Em Something Is Killing The Children, o escritor se destaca ao apresentar uma trama empolgante envolta de mistérios na qual ele explora muito bem questões como os desafios encontrados durante a adolescência, envolvendo a descoberta do primeiro amor e o desenvolvimento da sexualidade, e relações de amizades, mas também os diversos tipos de abusos e traumas que uma pessoa pode passar. Os monstros presentes na história podem representar todo tipo de mazela que nos atinge da maneira mais brutal possível.
O autor sabe como cadenciar uma trama muito dramática com cenas de ação de tirar o fôlego. Erica Slaughter é uma das personagens mais duronas dos quadrinhos modernos, demonstrando muita coragem em encarar vários monstros bizarros de uma vez, mas também é sensível em sua relação com James, muito porque se identifica com os traumas do garoto. A relação entre os dois é um dos pontos altos da história.
A arte de Werther Dell´Edera é competente, com um estilo de traço sombrio que combina com a história e uma narrativa que cadencia bem momentos de ação com cenas mais intimistas e lentas. É possível perceber a influência de Sean Murphy em seu traço, embora sua narrativa não seja tão arrojada quanto a deste artista. As cores de Miquel Muerto funcionam como um ótimo complemento à arte, reforçando o clima sombrio que a obra quer transmitir.
Embora tenha qualidade, nem tudo são flores nessa obra. O roteiro perde um pouco do ritmo em alguns momentos, como se o autor não soubesse como prosseguir com a história e tivesse que inserir algumas coisas para ganhar tempo enquanto pensa em ideias melhores. Isso pode incomodar algumas pessoas e fazer com que se desconectem durante a leitura, mas felizmente Tynion consegue recuperar o interesse do leitor na história durante as edições.
A editora Devir traz a publicação do primeiro volume da série, que reúne 15 edições (o quadrinho continua em publicação e atualmente está na edição 20), em capa cartonada e papel couché. Há alguns extras, que envolvem rascunhos de Werther Dell´Edera para a série. Não tenho como avaliar a edição física pois li através de uma versão digital disponibilizada pela editora, que aliás possui alguns deslizes de revisão. Nada que incomode muito e que acredito que serão corrigidos na publicação física, já que a versão que li parecia ser algo preliminar. De todo modo, é importante que a editora fique atenta a este ponto.
Something Is Killing The Children é um quadrinho que sabe como utilizar de forma muito interessante um estilo de narrativa que está um pouco desgastado para contar uma história. James Tynion IV é um autor para ficar de olho, já que seus trabalhos autorais vêm sendo elogiados por crítica e público e felizmente estão sendo publicados por aqui.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Devir
Tradução: Guilherme Miranda
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 384
Preço: R$155,00
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024