É engraçado como você pode encontrar excelentes materiais (sejam eles séries, filmes, HQs, Games, Livros etc) totalmente ao acaso. Eu estava fuçando na Netflix, procurando alguma atração interessante para assistir e passar o tempo, e me deparei com a lista de recomendações do serviço. Entre elas estava um banner de uma série/documentário com vários super-heróis que me chamou a atenção e pela sinopse resolvi assistir. Foi dessa forma que me deparei com a excelente série Super-Heróis: A Batalha Sem Fim.
Esta série/documentário, que no original se chama Superheroes: A Never-Ending Battle (aliás esse é o nome que consta no catálogo do Netflix), é uma produção do canal americano PBS e foi exibida originalmente em 2013 com um total de 3 episódios. Nesta produção acompanhamos a gênese da indústria de quadrinhos norte-americana, vemos sua evolução e chegamos aos dias atuais, quando esta indústria se espalha por diversas outras mídias como cinema, literatura, desenhos animados e games.
A atração é apresentada por Liev Schreiber, que interpretou o Dentes-de-Sabre no horrível X-Men Origens: Wolverine mas também está no excelente Spotlight. Durante a série, vários grandes nomes da indústria dão seus depoimentos, desde executivos da Marvel e DC até grandes roteiristas e artistas como Stan Lee, Carmine Infantino, Joe Kubert, Joe Simon, Chris Claremont, Frank Miller, Geoff Johns, Alan Moore (me impressionou ele ter participado), Phil Jimenes, Jack Kirby, Grant Morrison, Jim Lee, Todd Mcfarlane entre outros. Há também depoimentos de alguns atores que ficaram famosos por interpretar super-heróis como Adam West (da série do Batman nos anos 60), Lynda Carter (que interpretou a Mulher-Maravilha no seriado de TV) e Christopher Reeve (que interpretou o Superman no clássico filme de Richard Donner).
É muito interessante observar a abrangência desta série/documentário, os produtores realmente conseguiram inserir diversas informações muito relevantes pra quem é fã de quadrinhos. A série aborda um período específico da indústria em cada um de seus episódios:
No primeiro, chamado Justiça e o Estilo Americano, é abordado o período entre 1938 e 1958 que é chamado de Era de Ouro dos quadrinhos.Neste episódio vemos a influência dos personagens pulp na criação dos super-heróis,a criação do Superman, do Batman, da Mulher- Maravilha, a ascensão da DC Comics, a criação do Capitão América e os heróis da Timely (que se tornaria a Marvel) e o boom de vendas das revistas.
No segundo episódio, chamado Grande Poder, Grande Responsabilidade, é abordado o período entre 1959 e 1977. Neste episódio vemos a origem da Marvel Comics, com as criações de Stan Lee, Steve Ditko e Jack Kirby e o desenrolar da Era de Prata dos quadrinhos. Também vemos a ascensão de uma nova geração de artistas e escritores como Neal Adams, Denny O’Neil, Gerry Conway e Jim Steranko e como essa geração revolucionou a indústria de quadrinhos.
No terceiro e último episódio, chamado Qualquer Pessoa Pode Ser um Super-Herói, é abordado o periodo de 1978 até os dias atuais. Neste episódio vemos como o Superman chegou aos cinemas pelas mãos de Richard Donner, como uma nova geração, encabeçada por Frank Miller e Alan Moore, revolucionou a indústria dos quadrinhos nos anos 80 com obras como Watchmen e Cavaleiro das Trevas e a criação da Image, que gerou um grande impacto no mercado de quadrinhos. Há também a ascensão dos super-heróis nos cinemas no início dos anos 2000 e também a inserção desses personagens nos games.
A produção tem um cuidado enorme em transmitir fatos precisos e a quantidade de entrevistados, como mencionei antes, é impressionante. Pessoas que estavam vivendo o momento e que ajudaram a construir essa indústria que tanto gostamos. Minha única crítica é mesmo assim faltaram alguns nomes, como Neil Gaiman, Garth Ennis e John Byrne, mas entendo a dificuldade em se entrevistar esta enorme quantidade de pessoas.
Se você é um fã dessa indústria vital ou se quer conhecer mais sobre quadrinhos, Super-Heróis: A Batalha Sem Fim é extremamente recomendado. Espero que a Netflix traga mais conteúdo como esse e vou continuar procurando no catálogo deles pra ver se consigo encontrar algo. Até a próxima!
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024