Junji Ito é, sem sombra de dúvidas, um dos quadrinistas mais reconhecidos mundialmente, principalmente quando se fala sobre histórias de terror. Tendo sido premiado diversas vezes nos mais diversos países, Ito continua a chocar os leitores com histórias que apresentam o grotesco de uma forma que poucos artistas conseguem. Em Tomie, quadrinho escrito e desenhado por ele e publicado pela editora Pipoca e Nanquim, podemos observar seus primeiros passos nos quadrinhos, em uma de suas mais famosas séries.
Tomie reúne uma sequência de histórias, não necessariamente interligadas, protagonizadas por Tomie Kawakami, uma jovem e bela garota que seduz a todos que cruzam seu caminho. Entretanto, aqueles que por ela se apaixonam sentem uma vontade incontrolável de matá-la das formas mais cruéis possíveis. Não importa como morra, Tomie sempre volta de maneira inexplicável. O que é Tomie? Uma entidade que representa o mal? Uma garota inocente que sofre com a maldade humana? Ou ambos?
Junji Ito é um dos grandes mestres do terror contemporâneo, mas ele demorou alguns anos para aprimorar seu estilo e ser reconhecido. Em Tomie, acompanhamos a evolução do autor desde seu início de carreira até o estrelato, visto que a série foi originalmente publicada entre os anos de 1987 e 2000. Ito não elabora tramas complexas, seus roteiros são relativamente simples, brincando com alguns clichês das histórias do terror e inserindo elementos de outros tipos de mangá, como shoujos, e deturpando-os para criar histórias que causem certo repúdio ao leitor.
O verdadeiro brilho do trabalho de Ito nesta obra está em sua arte. O artista japonês é um dos que melhor trabalham a virada de página em toda a indústria dos quadrinhos, sabendo como ditar o ritmo da história de maneira a aumentar a tensão e causar o choque do leitor quando este vira a página. Seu traço evolui de maneira absurda já entre a primeira e a segunda história, se tornando cada vez mais refinado e apresentando cenas lindas em contraste com figuras bizarras, trazendo certa repulsa ao leitor em diversos momentos. Todo quadrinista que está interessado em contar uma história de terror, deveria estudar o trabalho de Junji Ito.
O quadrinho foi publicado por aqui em dois volumes, que mantém o tradicional capricho da editora Pipoca e Nanquim. Em capa cartão, sobrecapa e papel lux cream, a publicação possui um bom trabalho de tradução e revisão. Como extras, há um posfácio no primeiro volume no qual o autor detalha sobre seu início de carreira e a publicação da série, e no segundo volume há uma sequência de fichas de personagens para que o leitor não fique perdido.
Tomie é uma ótima forma de conhecer o trabalho de Junji Ito e entender como esse autor se tornou tão reconhecido. Embora não seja genial, o quadrinho é uma bela demonstração de como um trabalho de terror deve ser apresentado. Conheça Tomie e sua vida será transformada, assim como todos aqueles que cruzam seu caminho.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI (vol1) e AQUI(vol2). Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Drik Sada
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 376 (cada volume)
Preço: R$64,90 (cada volume)
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024