É impressionante como autores podem nos conquistar já na primeira obra deles que consumimos, há algo que atrai de imediato e te faz querer consumir cada vez mais trabalhos produzidos por ele. Isso aconteceu comigo quando li o incrível Rugas, quadrinho escrito e desenhado por Paco Roca, que me impressionou pela sensibilidade e pelo poder de sua narrativa. Demorou bastante para que outro trabalho seu fosse publicado por aqui, mas felizmente a editora Devir trouxe recentemente A Casa, obra originalmente publicada em 2015 na Espanha.
Neste quadrinho acompanhamos a história de três irmãos que, após a morte de seu pai, se reúnem na antiga casa na qual costumavam passar férias de verão para reforma-la e colocá-la à venda. Conforme eles limpam a casa, começam a relembrar o passado e lembranças felizes vão preenchendo a casa, fazendo-os perceber que embora seu pai tenha partido, ele ainda continua com eles.
Paco Roca é um dos mais brilhantes narradores gráficos da atualidade, seja por sua inventividade, seja por sua capacidade de abordar temas universais e cativar todo tipo de leitor. Aqui ele coloca um toque pessoal na história, já que a obra é dedicada ao seu falecido pai, e consegue conversar com todos aqueles que passaram muito tempo de suas vidas no mesmo lugar com sua família. É incrível a sensibilidade com a qual o autor aborda temas delicados e consegue fazer com que o leitor fique imerso na história, fazendo com que se sinta parte daquela família e que também sinta apego pela casa, que acaba se tornando uma personagem tão importante quanto qualquer um dos protagonistas.
Além do roteiro cativante, a arte de Roca é belíssima e casa perfeitamente com a sensibilidade que a história quer transmitir. A forma com a qual ele dispõe os quadros é diferente do padrão, trazendo um ótimo ritmo para a história. É muito interessante também a forma que o autor utiliza as cores para alternar entre os diferentes períodos de tempo, utilizando tons mais quentes para se referir ao passado e outros mais frios para retratar o presente, o que demonstra o carinho com o qual os personagens estão relembrando as situações que viveram com seu pai. Roca é tão excepcional que consegue até transformar um quadro com uma caçamba de lixo em algo emocionante.
A edição da Devir possui capa dura, papel offset e é publicada no formato widescreen, como a obra foi originalmente publicada. Como extras há um prefácio de Fernando Marias na qual ele exalta o trabalho de Paco Roca e dá uma excelente definição para a obra: uma hq que um garoto quis escrever para o seu pai. Além disso, há uma lista de prêmios que o quadrinho recebeu ou foi indicado, algumas notas rápidas sobre a obra na mídia especializada e uma biografia do autor.
A Casa é uma obra que emociona por tratar sobre relações familiares comum a quase todos nós, que demonstra o talento de Paco Roca e que com certeza irá trazer ainda mais fãs para o autor aqui no Brasil. Espero que o volume de publicação de suas obras cresça por aqui, Suas obras são um grande acréscimo para o mercado de quadrinhos brasileiro.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Devir
Tradução: Jana Bianchi
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 136
Preço: R$80,00
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024