Salve, amigos!
O sétimo episódio de GoT foi bem direto, sem grandes revelações, mais focado em preparar o terreno para o fim da temporada. Vamos analisar o que está acontecendo:
Em algum lugar das Terras Fluviais
O episódio começa com uma cena antes da música de abertura – um recurso narrativo que, salvo engano, não era usado desde a primeira temporada, exceto pelos resumos dos episódios anteriores. E ele está sendo usado agora para chamar atenção desde o início do episódio para a volta de um personagem muito importante.
Desde logo a cena é cativante: uma comunidade de camponeses está construindo um septo humilde de madeira, sob a liderança de um simpático e bem-humorado septão. A trilha sonora lenta ajuda a evocar um clima bucólico.
Um camponês se destaca entre os demais, pois é mais alto e muito mais forte. E logo antes que a música de abertura comece, percebemos tratar-se de ninguém menos que Sandor Clegane (da última vez que o vimos, ele estava morrendo após sua batalha com Brienne no final da quarta temporada). Nos livros, a morte dele foi diferente e há vários indícios de que ele ainda está vivo, mas lá isso ainda não foi confirmado.
Logo após a música de abertura, a cena continua e, nas conversas de Sandor com o Septão, descobrimos que o que o mantém seguindo, além de sua incrível resistência física, é o ódio. Isso tem algumas implicações. Sandor aparecerá mais algumas vezes ao longo do episódio, então vamos deixar as considerações sobre ele para o final.
Em Porto Real
A cena anterior pode ter feito alguns lembrarem das boas qualidades da Fé dos Sete, personificadas num septão gentil, humilde e aparentemente sábio. Mas esta cena nos traz de volta à opulência de pedra do Grande Septo de Baelor, na capital, e lembramos que o Alto Septão, apelidado de Alto Pardal, usa uma camuflagem de homem humilde e simples para liderar uma verdadeira legião de fanáticos religiosos e violentos.
Margaery está lendo a Estrela de Sete Pontas, o livro sagrado dos Sete, e parece ter se tornado uma verdadeira beata. Quando o Septão chega, eles têm uma conversa sobre o dever dela de dar ao rei um herdeiro, para continuar o trabalho da Fé com a Coroa. Nessa conversa, ele indiretamente ameaça Olenna, a Rainha dos Espinhos, avó de Margaery, dizendo que as ações da velha senhora a deixaram em perigo.
Margaery então visita sua avó e a convence a sair de Porto Real e voltar para Jardim de Cima. Nessa cena percebemos que Margaery está apenas atuando quando professa sua nova fé, pois ela secretamente entrega par a avó um pedaço de pano com o desenho de uma rosa, indicando que sua lealdade permanece com a casa Tyrell. Ela não pode falar abertamente pois é constantemente vigiada pela amedrontadora septã Unella.
A pergunta que fica é: será que o Alto Pardal está caindo nisso? Será que ele acredita que Margaery se arrependeu de seus pecados e se converteu, ou será que ele sabe que ela está atuando, e pretende mantê-la sob controle fazendo ameaças contra seus entes queridos, como a avó e o irmão, que ainda é prisioneiro nos calabouços do Septo de Baelor?
No Norte
Com ajuda de Tormund, Jon convence os selvagens a lutarem por ele contra Ramsey, sob o argumento de que, se os Bolton continuarem dominando o Norte, os selvagens serão mortos ou expulsos de toda forma.
De volta a Porto Real
Numa breve cena, Cersei vem conversar com Olenna antes que esta parta para Jardim de Cima, a sede da casa Tyrell na Campina. A despeito de tudo que Cersei fez contra os Tyrell, ela tenta convencer a Rainha dos Espinhos de que a sduas precisam se unir contra um inimigo em comum, que é a Fé dos Sete, mas Olenna tem um profundo desprezo por Cersei.
O interessante desse diálogo é que parece haver dicas de que Cersei irá queimar Porto Real com os estoques de Fogo Vivo que ainda estão no subsolo da cidade. No final da conversa, Olenna aponta que Cersei está praticamente sozinha em Porto Real, cercada por inimigos, e pergunta se ela irá enfrentar a todos sozinha. E vocês devem lembrar que havia um pedaço das visões de Bran que mostrava os estoques de Fogo Vivo sob a cidade explodindo.
Em Correrrio
O castelo que é a sede da família Tully está sitiado pelos Frei, que obviamente não têm experiência militar e não fazem ideia de como fazer um cerco. Eles ameaçam matar Edmure, herdeiro de Correrrio, se o seu tio Brynden Tully, o Peixe Negro, não render o castelo. Brynden ignora as ameaças, e os Frei não têm coragem de matar seu valioso prisioneiro e única moeda de troca.
Jaime e Bronn chegam liderando uma força Lannister de 8 mil homens e tomam controle da situação. Jaime ordena que Edmure seja tratado com a dignidade que seu alto nascimento exige e manda enviar uma mensagem ao castelo dizendo que quer conversar com Peixe Negro.
Na Ilha do Ursos
Jon, Sansa e Davos estão no salão da sede da família Mormont, em audiência com Lyanna Mormont, a jovem herdeira da casa, que demonstra sabedoria além de sua idade e reluta em ajuda-los, já que a maior responsabilidade dela é com o povo da Ilha dos Ursos. Sor Davos é quem a convence a ajudar, num discurso bastante empático. Contudo, ela pode oferecer apenas 62 combatentes. Como ela reconhece, a casa Mormont é uma casa orgulhosa, mas pequena…
Em sua breve aparição, a jovem Lyanna Mormont, com sua atitude firme e feroz, já conquistou muitos fãs, gerando vários memes e muitos comentários na internet. Desses memes, o meu favorito é este aqui:
No entanto, todos sabemos que é perigoso se afeiçoar a qualquer personagem de Game of Thrones…
Novamente em Correrrio
Agora num cerco devidamente estabelecido, Jaime se aproxima do castelo para conversar com Peixe Negro.
A ponte é baixada e o velho homem aparece para conversar, mas revela não ter nenhuma intenção de fazer qualquer tipo de acordo, ainda mais com o Regicida. Enquanto Brynden Tully estiver vivo, a guerra ainda não acabou.
Em Bosque Profundo
Jon, Sansa e Davos agora estão na sede dos Glover, tentando convencer o senhor da casa a ajuda-los, mas recebem uma vigorosa negativa. Eles acabaram de retomar a fortaleza Bosque Profundo, que havia sido ocupada pelos Homens de Ferro, e receberam ajuda dos Bolton, motivo pelo qual nesse momento os Glover tem mais motivos para apoiar os Bolton do que os Stark.
Além disso, Jon é forçado a admitir que a maior parte de suas forças consiste em selvagens, e ainda há um grande preconceito, principalmente entre os Nortenhos, em relação ao Povo Livre, que é repudiado por praticamente todos ao sul da Muralha.
Sansa tenta apelar para a honra deles, dizendo que eles juraram fidelidade aos Stark, ao que Lord Glover responde que a casa Stark está morta.
Em Volantis
Yara e Theon estão em um bordel em Volantis, uma das Nove Cidades Livres de Essos.
Yara diz ao irmão que precisará de seu irmão de volta da forma como era, e que eles vão se encontrar com Daenerys para tentar uma aliança, para então retornar a Westeros e reconsquistar as Ilhas de Ferro. Do jeito que a história esta caminhando, é realmente possível que essa aliança aconteça. Os livros contam que, historicamente, as casas Greyjoy e Martell foram duas das principais aliadas dos Targaryen.
A pergunta que fica é: como Euron, tio de Yara e Theon e agora o Rei das Ilhas de Ferro, irá interagir com tudo isso? É possível que ele tenha conseguido a Dragon Binder, uma corneta valyriana que permite o controle de dragões. Nos livros, isso é o que garante a ele o apoio dos homens de ferro para se tornar Rei. Na série, isso ainda não foi mostrado.
Novamente no Norte
Jon, Sansa e Davos estão em campo aberto discutindo sua estratégia. Jon considera que eles terão que lutar com as limitadas forças que têm, e Sansa secretamente vai para uma tenda, onde ela escreve uma mensagem.
Não é mostrado o destinatário da mensagem, mas só podem ser duas pessoas: seu tio-avô Brynden ou Mindinho. Como ela já enviou Brienne para conversar com Peixe Negro em Correrrio, a mensagem provavelmente é para Mindinho, pedindo a ajuda dele e dos cavaleiros do Vale.
Novamente nas Terras Fluviais
A comunidade que está construindo o humilde septo de madeira é entretida por um discurso do carismático septão, que conta que já foi um soldado.
Três homens da Irmandade sem Estandartes aparecem, sondando a área. Eles supostamente estão protegendo o povo, mas uma ameaça fica implícita nesse encontro, principalmente porque a Irmandade é adepta do Deus do Fogo, que repudia a Fé dos Sete.
Em Braavos
Arya está se preparando para voltar para Westeros, mas é emboscada pela acólita do Templo, que lhe apunha-la várias vezes e a deixa para morrer no rio.
A acólita está claramente desobedecendo ao comando do homem com o rosto de Jaqen, que havia ordenado uma morte sem sofrimento. Vamos ver no que isso vai dar.
Mais uma vez nas Terras Fluviais
Sandor está trabalhando sozinho, cortando lenha, e quando volta para o grupo, descobre que todos foram mortos, presumivelmente pela Irmandade. O septão foi enforcado.
Tudo que Sandor tem a fazer agora é pegar um machado e partir para vingança. Mas aí é que está o problema, em nossa análise.
No começo do episódio, Sandor diz que o que o mantém vivo e seguindo é o ódio. Agora na cena final, ele tem seu ódio alimentado pela chacina da comunidade que o acolheu. Nos livros, a história de Sandor, assim como a de Jaime, é uma história de redenção. Mas assim como a série deturpou a história de Jaime até o momento, também está deturpando a de Sandor. Estes personagens deveriam estar caminhando para uma grande evolução pessoal, mas a série infelizmente está mantendo ambos bem estagnados e longe do aprendizado que eles têm nos livros. Jaime ainda não se desvinculou de seu relacionamento problemático com Cersei, e Sandor ainda é movido puramente pelo ódio.
Muitos fãs acreditam que, nos livros, Sandor será o campeão da Fé dos Sete no julgamento por combate de Cersei, e pode ser que isso aconteça na série também, mas no momento tudo indica que ele irá ao encontro da Irmandade sem Estandartes, o que nos leva a outro ponto com possíveis grandes implicações na série.
Vocês perceberam como de repente as Terras Fluviais estão em evidência? Os Frei são mostrados de novo, Peixe Negro reaparece, Brienne está vindo para cá a mando de Sansa, Jaime está aqui, e agora o Cão de Caça também. Tudo isso pode convergir para o aparecimento de uma personagem importante dos livros que ainda não deu as caras na série: a Senhora Coração de Pedra – que é, para ser mais preciso, o zumbi com o espírito de vingança de Catelyn Stark.
Nos livros, a Irmandade agora obedece à Senhora Coração de Pedra, que é conhecida por executar seus inimigos por enforcamento – notem que o septão foi enforcado.
Caso essa personagem realmente apareça, acredito que acontecerá apenas no último episódio, como uma grande revelação, até porque a série ainda tem muitos outros núcleos para cobrir nesses três episódios restantes (especialmente Arya, Bran, Daenery e, é claro, o aguardado confronto entre os bastardos Snow, Jon e Ramsey, que também deverá acontecer no último episódio, que por sinal será excepcionalmente longo, conforme recentemente anunciado pelos produtores).
Conclusão
Foi muito bacana ver Sandor, o Cão de Caça, retornando. Ele é um personagem profundo e complexo – uma pena que a série se esquive de mostrar essa complexidade.
O título do episódio – “O Homem Quebrado” – faz uma clara referência a Sandor, mas na verdade vemos vários personagens quebrados: Theon, Arya, Cersei… Todos eles tem importantes papeis a desempenhar até o final da temporada, e esse episódio focou em preparar o terreno para isso. Vamos ver o que virá pela frente.
Curtiram esse episódio? Comentem o que acharam!
Veja também:
Game of Thrones: HBO lança o bombástico trailer da 6ª Temporada
Game of Thrones – Análise completa do 1º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!
Game of Thrones – Análise completa do 2º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!
Game of Thrones – Análise completa do 3º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!
Game of Thrones – Análise completa do 4º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!
Game of Thrones – Análise completa do 5º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!
Game of Thrones – Análise completa do 6º episódio da 6ª Temporada, com spoilers!
Rafael Esteque
Latest posts by Rafael Esteque (see all)
- Recomendação da Semana: Dead of Winter - 28 de outubro de 2017
- Game of Thrones: S07E07, The Dragon and the Wolf – Enfim, todos os núcleos convergiram – Mas isso é bom para a história? - 14 de setembro de 2017
- Game of Thrones: S07E06, Beyond the Wall – Mais zumbis e menos coerência do que nunca! - 26 de agosto de 2017